F1: veja lista de pilotos já confirmados para temporada 2023

As férias de verão da F1 mal começaram, mas o assunto mais quente da pausa no campeonato já é a dança das cadeiras na formação do grid de 2023 – em alta com a recente renovação de Alexander Albon com a Williams e o tópico mais quente: a ida de Fernando Alonso para a Aston Martin no lugar de Sebastian Vettel, que se aposenta em novembro deste ano. Confira, abaixo, o grid provisório da próxima temporada e os prazos dos contratos de cada piloto.

Mercedes, RBR, Ferrari, Aston Martin e McLaren já têm suas duplas definidas. As outras cinco equipes aguardam pela confirmação de seus segundos pilotos.

Pilotos se alinham antes do GP do Bahrein da F1 em 2022 — Foto:  Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Pilotos se alinham antes do GP do Bahrein da F1 em 2022 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Mercedes

 

George Russell e Lewis Hamilton, dupla da Mercedes na F1 2022 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

George Russell e Lewis Hamilton, dupla da Mercedes na F1 2022 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Lewis Hamilton: o britânico, que faz neste ano sua décima temporada pela equipe alemã, permanecerá na próxima temporada. Seu contrato se encerra em dezembro de 2023.
George Russell: o jovem piloto continuará como companheiro do heptacampeão no time no ano que vem. Seu vínculo também termina em dezembro de 2023.

RBR

 

Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram a dobradinha no pódio do GP da Emilia-Romagna — Foto: Alex Pantling/F1 via Getty Images

Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram a dobradinha no pódio do GP da Emilia-Romagna — Foto: Alex Pantling/F1 via Getty Images

Max Verstappen: o atual campeão da F1 continuará representando a RBR no ano que vem. Seu contrato é o maior da F1 e termina em dezembro de 2028.
Sergio Pérez: o mexicano fará no ano que vem sua terceira temporada com o time austríaco. Seu vínculo, estendido em maio, expira em dezembro de 2024.

Ferrari

 

Charles Leclerc e Carlos Sainz no pódio do GP de Miami da F1 — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Charles Leclerc e Carlos Sainz no pódio do GP de Miami da F1 — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Charles Leclerc: apesar de viver altos e baixos por erros próprios e da Ferrari no campeonato corrente, o monegasco segue com a equipe italiana até dezembro de 2024.
Carlos Sainz: o espanhol renovou seu contrato com a escuderia em abril deste ano. O vínculo também se encerra em dezembro de 2024.

McLaren

 

Daniel Ricciardo e Lando Norris, dupla da McLaren na F1 em 2022 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Daniel Ricciardo e Lando Norris, dupla da McLaren na F1 em 2022 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Daniel Ricciardo: envolvido em rumores de uma possível substituição pelo campeão da F2, Oscar Piastri, o australiano permanece com a equipe em 2023. Seu contrato de três anos, assinado em 2020, termina em dezembro de 2023.
Lando Norris: o britânico, que estreou na F1 pela própria equipe em 2019, seguirá sob a gestão de Zak Brown até dezembro de 2025.

Alpine

 

Esteban Ocon, piloto da Alpine, no GP da Inglaterra da F1 em 2022 — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Esteban Ocon, piloto da Alpine, no GP da Inglaterra da F1 em 2022 — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Esteban Ocon: o francês voltou à F1 em 2020 pela Renault, hoje denominada Alpine, e teve seu contrato renovado em 2021 até dezembro de 2024. Ele é o único piloto confirmado pela equipe para a próxima temporada.

Aston Martin

 

Lance Stroll fala em coletiva de imprensa do GP da Áustria da F1 2022 — Foto:  Clive Rose/Getty Images

Lance Stroll fala em coletiva de imprensa do GP da Áustria da F1 2022 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Lance Stroll: Filho do dono do time, Lawrence Stroll, o canadense é o único piloto cuja duração do contrato na F1 é desconhecida. Ele seguirá no time em 2023.

Fernando Alonso: O espanhol foi convocado para assumir em 2023 a vaga deixada por Sebastian Vettel. Seu novo contrato dura até dezembro de 2024.

AlphaTauri

 

Pierre Gasly no GP do Canadá; piloto conquistou única vitória do time sob atual nomenclatura no GP da Itália de 2020 — Foto: Paolo Pedicellin ATPImages/Getty Images

Pierre Gasly no GP do Canadá; piloto conquistou única vitória do time sob atual nomenclatura no GP da Itália de 2020 — Foto: Paolo Pedicellin ATPImages/Getty Images

Pierre Gasly: Há dois meses, o contrato do francês com o time foi renovado até dezembro de 2023. Ainda não há confirmação de quem será seu companheiro na marca austro-italiana.

Williams

 

Alexander Albon, piloto da Williams, no GP da Hungria — Foto: Peter J Fox/Getty Images

Alexander Albon, piloto da Williams, no GP da Hungria — Foto: Peter J Fox/Getty Images

Alexander Albon: O tailandês, que retornou à F1 na atual temporada, teve o vínculo com o time britânico estendido até, pelo menos, dezembro de 2024. Seu companheiro para 2023 não foi definido.

Alfa Romeo

 

Valtteri Bottas, hoje piloto da Alfa Romeo, no GP do Canadá da F1 — Foto:  Lars Baron - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Valtteri Bottas, hoje piloto da Alfa Romeo, no GP do Canadá da F1 — Foto: Lars Baron – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Valtteri Bottas: o finlandês, que deixou a Mercedes no ano passado para se juntar ao time italiano, assinou um contrato que termina em dezembro de 2025. Seu colega de equipe também não foi definido.

Haas

 

Kevin Magnussen, da Haas, no GP da Espanha da F1 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Kevin Magnussen, da Haas, no GP da Espanha da F1 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Kevin Magnussen: de volta à F1 em 2022 após ficar sem vaga no campeonato passado, o dinamarquês é mais um nome já garantido no grid de 2023. Seu contrato vai até dezembro de 2023. Não há, ainda, confirmação de seu colega de equipe.

 

Após as férias de verão, a F1 dará continuidade ao seu campeonato corrente em 28 de agosto com o GP da Bélgica. Restam nove rodadas para o desfecho da temporada.

FonteFórmula 1