Agora campeão, Israel Adesanya provoca Jon Jones: “Frouxo! Sou o que ele sempre quis ser e ter sido”

Quando se trata de dar entrevistas, poucos lutadores são mais eloquentes e diretos do que Israel Adesanya. O nigeriano, atual campeão interino dos pesos-médios do UFC, vem travando uma batalha de provocações contra ninguém menos que Jon Jones, cammpeão dos pesos-meio-pesados e atual número um do ranking peso-por-peso da organização. Em entrevista ao programa “MMA Hour”, Adesanya chamou o americano de frouxo e deixou claro que, na sua opinião, ele é o que Jones sempre quis ser.

– Ele é um frouxo. Para começar, há duas variáveis que eu não esperava neste jogo. A primeira foi lutar contra Anderson Silva, e agora, lutar contra Jon Jones. Tenho que me adaptar a isso. Então eu digo que ele é um frouxo porque ele escolheu o momento em que eu deveria estar recebendo todo o brilho para tentar aparecer. Ele é irrelevante, ninguém se importa de verdade com ele. Eu sou tudo o que ele gostaria ser, e que gostaria de ter sido. Tipo, ele diz: “Quero agradecer a Deus” enquanto cheira nos bastidores, e se esconde em um quarto fechado para fugir da USADA. Eu sei de muita coisa que se fala nas ruas. Todos sabem o que acontece nos bastidores. Por isso eu digo que sou tudo que ele gostaria de ter sido. As pessoas não gostam de mim, mas é difícil não gostar de mim. Eu faço as melhores lutas que eles já viram, e sou um cara legal, de verdade. Tenho certeza de que, para a sua equipe e para os seus amigos ele é legal, mas… sei lá.

Os planos de Adesanya, no entanto, passam, primeiro, por se consolidar na sua categoria atual, vencendo os principais nomes, e somente depois pensar em ir para o peso-meio-pesado. O nigeriano revelou na entrevista que seu maior objetivo no esporte é se tornar “imortal” ao aceitar desafios que o levem além dos seus limites.

– Ronaldo Jacaré, Yoel Romero, Chris Weidman, Jared Cannonier… esses caras estão na fila. Então relaxa, filho da p***. Me deixe passar por cima dos pesos-médios e pelo menos defender meu cinturão algumas vezes. Quero passar por todos os melhores da categoria pelo menos uma vez, e depois subir para o meio-pesado. Mas Jon Jones está tentando queimar a largada – ele sabe que sou um grande desafio e, honestamente, sabe que teria mais chances de me vencer agora do que daqui a um ano ou dois. Ele sabe disso, é um cara inteligente, assim como seus treinadores. Não sei se lutar comigo agora é só a vontade dele, ou se há alguém por trás dizendo: “Vai lá, encara ele agora, enquanto ainda está verde.” Eu sofri bullying a minha vida toda. Quando eu me irritar, ele vai levar o que merece. Já derrotei pesos-pesados sem estar no peso deles. Amo desafios e testes. São essas coisas que te tornam imortal, e é isso que eu quero fazer nesse esporte. Quero ser imortal!

Adesanya aproveitou para dizer que, se Jones quiser vencê-lo, terá de enfrentá-lo logo, porque, na sua opinião, sua evolução vem acontecendo luta a luta.

– Vamos colocar as coisas de seguinte forma: se você quer me vencer, tem que fazer isso pra ontem. A cada luta eu estou melhor. Só existe uma razão para ele me desafiar, e eu sei que Jones é um cara de desafios. Não sou uma luta fácil, mas ele sabe que, se quer me bater, então a hora é agora. Estou no UFC há apenas um ano e já consegui algumas mudanças nesse jogo. Imagine aonde estarei daqui a dois anos. ele quer fazer essa luta logo, para ter mais chances de me vencer. Mas eu sou o jogador número um e estou com o controle nas mãos. Essa luta vai acontecer, mas nos meus termos. Se Jones quiser baixar para o peso-médio, então se mate e bata o peso, mas eu não o aconselharia a fazer isso. Talvez possamos lutar em um peso-casado. Eu subiria de categoria. Gosto da ideia de ter dois cinturões. Mas ele sabe que eu evoluo a cada luta.

FonteG1 / Globo