Relação entre crianças e adultos na Educação Infantil é tema de formação da Reme

As relações das crianças e adultos na educação infantil foi tema de formação realizada nesta sexta-feira (8), no Centro de Formações Lúdio Martins Coelho, na Secretaria Municipal de Ensino (Semed).

Voltado aos diretores de Ceinfs, o evento – que contempla o Programa Educação em foco: múltiplas dimensões da formação continuada- tem como objetivo refletir sobre as relações entre crianças e adultos a partir das temáticas da violência.

A formação ainda visa mostrar para os gestores das unidades infantis a necessidade de assumir o papel de formador no Ceinf, a partir dos estudos e aprofundamentos teóricos próprios.

A Reme conta com 100 Centros de Educação Infantil. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre técnicos, diretores e diretores adjuntos dos Ceinfs.

Foi discutido no evento, leituras sobre o desenvolvimento infantil e sobre os temas da violência, indisciplina e agressividade. Durante as explanações, os técnicos mostraram para os diretores que as relações podem auxiliar na construção de novas formas de interação entre adultos e crianças e dos adultos entre si, para que sejam democráticas e respeitosas.

A secretária-adjunta de educação, Soraia Campos, destacou que a temática é pertinente e que essa capacitação vem para somar no trabalho dos gestores. “O tema abordado é muito pertinente porque a questão da violência tem aumentado muito. Há violência doméstica, na escola e nas ruas. Penso que tudo que vem para nos ajudar é válido”.

A diretora do Ceinf Professora Laura Rodrigues de Oliveira, Doraci Medina, que atende 240 crianças, comentou sobre a importância da palestra para a gestão da unidade. “Achei a formação bem pertinente para nós gestores, enriquece nossa rotina, o nosso dia a dia e ajuda a direcionar o nosso trabalho com nossas crianças, até para gente repassar isso para os demais profissionais que atuam na unidade”, disse.

Para a diretora do Ceinf Marco Antônio Santor, Jéssica Alves, a capacitação foi proveitosa e mostra o dia a dia das crianças nas unidades, além das vivências dos profissionais que as atendem.

“Foi bem esclarecedora, trouxe um tema bem atual. Alguns profissionais não têm entendimento do que é a indisciplina, do que é ser agressivo e violento e o que é ter comportamento agressivo. A criança que atendemos ainda não tem o entendimento do que é uma agressividade intencional. Às vezes ela tem um comportamento oriundo do que ela vivencia”, pontuou.

A técnica Débora Fialho fala da importância de passar esse tipo de conteúdo para os gestores das unidades infantis. “A importância da temática vem ajudar essas relações entre adultos e crianças do que ela é agora, não do que ela possa vir a ser, de suprir as necessidades que ela precisa. Dentre essas necessidades está a brincadeira como ponto de desenvolvimento infantil e para que elas percebam algum tipo de violência que é vista como natural e isso ajuda a refletir com os funcionário de modo geral”, destacou.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande