‘Heroína de guerra’: médica de combate britânica é encontrada morta em sua cama em Kiev, na Ucrânia

Uma médica de combate do Reino Unido foi encontrada morta em sua cama em Kiev, capital da Ucrânia, neste último domingo. A causa da morte de Katherine Mielniczuk ainda não foi determinada, mas não está sendo tratada como suspeita. O corpo da mulher de 26 anos foi encontrado por seus companheiros da 151° unidade das Forças de Operações Especiais do exército ucraniano.

Kat, como era conhecida pelos amigos, passou os últimos 18 meses como voluntária em meio à Guerra na Ucrânia. Ela servia como instrutora e médica de combate por meio do grupo humanitário StaySafeUA, dedicado a oferecer serviços e assistência médica para civis e refugiados em zonas quentes da Ucrânia. Além disso, a britânica participava do Menace Medics, que fornece apoio logístico para outros médicos de combate mais próximos do front.

A organização Project Konstantin criou uma campanha de arrecadação online para ajudar a família de Kat a voar para a Ucrânia e trazer seu corpo de volta para o Reino Unido.

“Estamos focando na dor que sua família está enfrentando e tentando apaziguar seu sofrimento, proporcionando-lhes a oportunidade de voar para a Ucrânia e queremos ajudar com os custos de repatriação”, disse a organização no Facebook.

Antes de ir para a guerra, Katherine era estudante de química na Universidade de Bristol. A famíla da voluntária publicou uma declaração lamentando sua trágica morte.

“É impossível transmitir como Ketherine era uma mulher incrível ou o quão profunda e amplamente ela era amada e sentiremos sua falta”, escreveu a família. “Kasia se foi, mas o calor, o amor e a graça infinitos que ela trouxe ao mundo nunca serão perdidos.”

No site da arrecadação, uma pessoa, que chamou Kat de “querida amiga” escreveu: “Sempre sentirei falta de nossas longas conversas por telefone, onde eu poderia conversar com você sobre tudo e qualquer coisa, e passear juntos com cães do abrigo de animais”.

Outra escreveu: “Na universidade você sempre foi alguém a quem eu poderia recorrer e cuidar de mim. Vou realmente sentir sua falta”.

FontePor G1