Médico denuncia festa com som alto ao lado de Unidade de Saúde que trata pacientes com Covid-19 na Zona Leste de SP

Um médico denunciou em vídeo publicado na noite deste sábado (27) uma uma festa clandestina que acontecia com som alto ao lado de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltada para vítimas da Covid-19 em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

O relato do profissional identificado como o medico (1) nas redes sociais. (Assista acima).

No vídeo de cerca de três minutos, Müzel conta que a unidade tem 73 pacientes internados, entre casos graves e não graves. Ele caminha cerca de 50 metros entre a porta da UPA – localizada na Vila Carmosina – e o estacionamento, onde o som de uma festa clandestina é muito alto. Segundo o médico, o barulho impossibilita a comunicação entre as equipes e os pacientes dentro da unidade.

“Isso é uma falta de respeito com a gente, que está aqui dando o sangue para promover pra esses pacientes qualidade de vida. Estamos trabalhando em condições insalubres. Isso é insustentável. A gente já está num nível de saturação que não dá pra aguentar”, afirma Müzel.

Médico denuncia festa clandestina com som alto ao lado de UPA na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

Médico denuncia festa clandestina com som alto ao lado de UPA na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Reprodução/Instagram

O médico afirma que ligou diversas vezes para a polícia, mas que é encaminhado para setores responsáveis e o atendimento não é realizado. Ele critica ainda o governo municipal e estadual, por não tomarem medidas contra as festas clandestinas.

“Vocês estão sendo omissos, não só com os profissionais de saúde, mas também com os pacientes”, diz.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de São Paulo para comentarem a denúncia. Em nota conjunta, as secretarias de Saúde e Segurança Pública lamentaram o ocorrido.

“As Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública repudiam qualquer ato que represente risco à saúde pública, como festas clandestinas, que além disso causam transtorno à população e aos pacientes, como no caso exposto. […] É lamentável a falta de consciência e de senso de coletividade de todo e qualquer cidadão que promova ou compactue com este tipo de atividade.”

A Polícia Militar informou que foi acionada, mas que não interrompeu a festa.

“A Polícia Militar foi acionada, por meio de denuncia anônima, encaminhou equipes para o local. Como a festa já estava instalada, a PM manteve o policiamento no entorno”, diz a corporação.

De acordo com a SSP, ações em conjunto com o Procon e Prefeitura resultaram em 350 dispersões de aglomerações neste sábado (27). 26 estabelecimentos foram autuados e dois eventos encerrados. (…)

A nota ainda afirma que qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e aglomerações pelo telefone 0800-771-3541 ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br, do Centro de Vigilância Sanitária.

G1 tentou contato com o médico Nelson Müzel, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

FontePor G1