O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que as forças russas entraram no distrito de Obolon, a alguns quilômetros do centro de Kiev, de acordo com o jornal “New York Times”.
O ministério também recomendou que os moradores se protejam em locais fechados.
As autoridades municipais disseram que os moradores devem evitar operações militares ativas em Obolon.
Em uma rede social, o ministério disse ainda que os moradores devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/D/F/9K3F0GQlKGr7frCAECgg/000-323w7xn.jpg)
Militar ucraniano em frente a um prédio atingido em um subúrbio da cidade de Kiev, na Ucrânia (Foto: Daniel Leal/AFP)
Uefa confirma transferência de final da Champions para Paris
A final da Champions League, agendada para o dia 28 de maio, não será mais realizada em São Petesburgo e, sim, em Paris, afirmou a Uefa, a entidade que organiza o futebol europeu.
Em nota, a Uefa já havia dito que está preocupada com a situação na Europa e que condena fortemente a invasão da Ucrânia pela Rússia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/V/K/SfhlAZRguQam9L11aPfg/000-323u36e.jpg)
Roman Yaremchuk, jogador ucraniano do Benfica, mostra brasão de seu país em jogo contra o Ajax em 23 de fevereiro de 2022 (Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP)
Russos estão se preparando na Belarus para invadir Kiev, segundo ucranianos
A chefia de gabinete das Forças Armadas da Ucrânia afirmou que os russos estão usando um campo de pouso na Belarus para reunir tropas e atacar Kiev. O plano original seria usar o aeroporto de Hostomel, perto da capital ucraniana, mas esse ponto ficou muito danificado durante a batalha, segundo o militar.
“Para intimidar a população da Ucrânia, o inimigo está escolhendo destruir a infraestrutura civil e de habitação”, afirmou a chefia de gabinete em um texto em uma rede social.
De acordo com ele, as tropas russas avançam em direção a Kiev vindos de diversos pontos, e que as forças ucranianas lutam na periferia da cidade de Mariupol, no sul do país, e de Kharkiv, no extremo leste.
A Rússia nega que tenha feito ataques com mísseis em Kiev, segundo agências de notícias russas que citaram fontes do Ministério da Defesa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/E/9ggLyJTmiF3P5W57BwZg/000-323w7wx.jpg)
Homem em meio a escombros de prédio bombardeado na periferia de Kiev, na Ucrânia, em 25 de fevereiro de 2022 (Foto: Daniel Leal / AFP)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/R/d/LcACk8S2Gp9V7f8nF8jw/000-323w7jb.jpg)
Soldado ucraniano perto da fuselagem de um avião na periferia de Kiev, na Ucrânia, em 25 de fevereiro de 2022 (Foto: Daniel Leal / AFP)
Rússia diz que capturou ilha no Mar Negro
As forças russas capturaram a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, e 82 soldados ucranianos se renderam, disse o Ministério de Defesa da Rússia nesta sexta-feira (25).
Segundo autoridades ucranianas, havia 13 guardas de fronteira na ilha que foram mortos por disparos feitos de um navio de guerra russo.
Ministro do Reino Unido: Putin está tonto e já morreram 450 russos
Ben Wallace, ministro da Defesa do Reino Unido, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, não é lógico: “Acho que ele está completamente tonto, ninguém em sã consciência iria fazer o que esteamos vendo nas nossas TVs hoje”, disse ele.
Ele disse que a Rússia já sofreu mais 450 perdas desde o começo da invasão.
Para Wallace, a Rússia quer tomar toda a Ucrânia, mas o exército russo não conseguiu atingir seus principais objetivos no primeiro dia da invasão.
China se opõe às sanções contra a Rússia
A China se posiciona contra todas as sanções unilaterais e ilegais à Rússia, disse o Ministério das Relações Exteriores do país.
O porta-voz do governo chinês reconhece a soberania da Ucrânia, mas acredita que as sanções impostas à Rússia não são uma forma efetiva de resolver a disputa e reforça que elas podem criar problemas ainda maiores para os países.
O governo chinês deve manter o comércio e cooperação normais com a Rússia, “baseado no mútuo respeito e benefício” dos países.
Agência nuclear da Ucrânia diz que aumentou a radiação em Chernobyl
A agência nuclear ucraniana afirmou que registrou um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl. Os russos tomaram a região onde funcionava a usina nuclear até a década de 1980.
Os especialistas da agência nuclear disseram, no entanto, que os níveis de radiação não são críticos no momento, mas que estão sendo monitorados.
Não foram fornecidos os números da radiação. As alterações são resultado da movimentação de equipamentos militares pesados, que levantam poeira do chão.
Os russos afirmam que o nível de radiação é normal.
A Rússia vai mandar paraquedistas para garantir a posse de Chernobyl e a segurança do local onde funcionava a antiga usina nuclear, disse um porta-voz do Ministério da Defesa russo.