Superação e talentos revelados marcam etapa final do 2º Festival da Canção da Reme

A emoção tomou conta dos alunos, pais e professores que prestigiaram a final do 2º Festival da Canção da Reme (Rede Municipal de Educação), que reuniu pelo menos 700 alunos e a comunidade escolar no Teatro Glauce Rocha, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A disputa final contou com 18 alunos classificados nas categorias de 7 a 11 anos e acima de 12 anos até EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os alunos participaram das seleções interpretando canções de músicos renomados. A pré-seleção aconteceu nas escolas e os alunos apresentaram vários estilos, como sertanejo, MPB, gospel e rock. Além das interpretações solo, também foram participaram duplas, trios e quartetos.

O Festival é realizado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem a proposta de estimular o desenvolvimento da arte musical nas escolas, oferecendo espaço aos alunos para demonstrarem a cultura popular.

A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, ressaltou que o evento foi pensado para prestigiar também as famílias dos alunos. “Temos a preocupação de cada vez mais envolver os familiares dos nossos estudantes nos eventos das escolas, valorizando e estimulando ainda mais suas participações”, afirmou.

A diretora da escola Múcio Teixeira, Cléia Correia, compartilha da mesma opinião. “É um movimento que tem que continuar na Reme, pois essas crianças se envolvem. Quando vai cantar a comunidade também é participativa e ajuda. É gratificante ver as crianças se confraternizando”, enfatizou.

“Esse grande momento reflete que mesmo na crise, podemos criar oportunidades para fazer um trabalho competente e eficiente. Hoje mostramos que podemos realizar grandes eventos através de parcerias”, ressaltou Wilson Lands, chefe da Deac.

A aluna Maria Luisa Ferreira, do 5º ano da escola Bernardo Franco Baís, conta que o ato de participar foi um importante instrumento de superação, que contou com o estímulo dos amigos e professores da escola. “Foi muito bom participar do Festival porque eu nunca imaginei que ia conseguir subir num palco, que iria cantar para tanta gente. Gostei muito da emoção, nunca pensei que eu cantava bem. Foi minha professora que me incentivou”, contou.

Os alunos Thiago Gomes e Rafael santos de Souza, do 9º ano, da Escola Múcio, vencedores da segunda categoria, fizeram uma interpretação emocionante da música “Tempo Perdido”, de Renato Russo, também estavam felizes com o apoio recebido.

“Estávamos com medo da apresentação, mas conseguimos uma vitória. Acho que a cada dia Deus nos dá mais oportunidade para nós. Se não fosse todos os alunos da escola para dar essa força não estaríamos aqui, eles ajudaram bastante”, contou Rafael.

Muito emocionada e com lágrimas nos olhos de ver o filho conquistar o primeiro lugar no festival, a gerente administrativa e mãe de Thiago Gomes, Andréia Gomes de Araujo, disse que a vitória foi um estímulo para o filho seguir nas interpretações musicais.

“Eu agradeço muito o apoio da escola. É uma emoção muito grande ver a luta dele porque ele sempre foi um rapaz muito tímido e ter conseguido superar isso para poder cantar, é uma conquista. É através da música que ele está conseguindo se desenvolver”, comemorou.

 

Os ganhadores do prêmio na primeira categoria foram os alunos:

1° lugar – Eduarda Fidelis (E. M. Maria Lucia Passareli), com a música “Caçador de Mim”

2º lugar – Maria Luisa Ferreira (E.M. Bernardo Franco Baís), com “Trem Bala”

3º lugar – Nathali Souza (ETI Ana Lucia Batista), com a música “Saber quem sou”

 

Na segunda categoria, acima de 12 anos, foram vencedores:

1º lugar – Thiago Gomes e Rafael Santos de Souza (E. M. Múcio Teixeira Junior), com a música “Tempo Perdido”

2º lugar – Maria Eduarda Araújo (E.M. Eduardo Olimpio), com a música “Close to You”

3º lugar – Yasmim Sol Dantas (E.M. Adair de Oliveira), com a música “Romaria”

O primeiro lugar de cada categoria foi premiado com medalha e um violão. Os segundos lugares com medalha e um cajón – instrumento de percussão de origem peruana – e as terceiras colocações com medalha e um pandeiro meia lua.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande