Secretários municipais de Saúde terão oficina sobre Guia Orientador de Enfrentamento à Pandemia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems), está convocando todos os gestores municipais para participarem da Oficina de Implantação do Guia Orientador de Enfrentamento da Pandemia nas Redes de Atenção à Saúde. O manual foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O treinamento, segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, tem por objetivo reforçar o apoio do governo do Estado ao trabalho desenvolvido pelos secretários municipais de saúde e pelos prefeitos dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Considerando o aumento do número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, é mais do que oportuna a realização desta oficina e imprescindível a participação dos gestores municipais”, salienta Geraldo Resende. “O Guia é um material que vai auxiliar na elaboração de estratégias para a organização dos pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde (RAS)”.

A oficina será realizada por macrorregião de saúde. Na quinta-feira (18.06), será voltada para regiões de Dourados e Três Lagoas, no horário das 14h às 16h30. O link de acesso será: meet.google.com/dqj-scbp-pkv.

Na sexta-feira, no horário das 9h às 11h30 serão treinados gestores das regiões de Campo Grande e Corumbá, cujo link de acesso será meet.google.com/rtq-nfuc-sfw.

“É indispensável que cada município defina um técnico que coordenará o processo de implantação do Guia junto aos profissionais e serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal”, salienta a coordenadora de Redes de Atenção a Saúd, da SES, Melissa Macedo.

“O guia foi elaborado a partir da constatação das dificuldades que os gestores e trabalhadores estão enfrentando no dia a dia. O material aborda as ações e atividades que devem ser realizadas nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, tanto na Atenção Primária quanto na Atenção Ambulatorial Especializada e na Atenção Hospitalar”, conclui Melissa Macedo.

Veja, abaixo, a programação completa da oficina:

Programa da Oficina de implantação do Guia do Orientador