Durante três dias de intensa competição, o Parque Jacques da Luz, localizado nas Moreninhas, foi palco de mais uma emocionante edição do Campeonato Brasileiro de Motocross. O evento, que contou com a terceira etapa do campeonato, reuniu não apenas pilotos de diversas partes do Brasil, mas também competidores de renome internacional.
O Campeonato em Campo Grande superou todas as expectativas, tanto dos atletas quanto dos torcedores e amantes do esporte.
Firmo Alves, presidente da Confederação de Motociclismo, elogiou o evento, ressaltando que a pista construída no local pela Prefeitura de Campo Grande é reconhecida como uma das melhores da América Latina.
“O evento foi fantástico. A cada ano vamos melhorando cada vez mais. As equipes gostam de correr aqui, os pilotos acham a pista muito boa, toda a infraestrutura é boa para as equipes. Essa pista de motocross é reconhecida como uma das maiores e melhores da América Latina pelos pilotos que participaram do evento”.
Mais de 400 pilotos de países como Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador, Portugal, França, Espanha, Finlândia e Estados Unidos, marcaram presença no evento, demonstrando a magnitude e o alcance do campeonato.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), realizou nos últimos dias uma série de melhorias na pista para garantir a segurança e a qualidade do espetáculo. Serviços de manutenção, limpeza e iluminação foram realizados, visando proporcionar uma experiência ainda melhor tanto para os pilotos, quanto para o público.
Além dos pilotos, suas famílias e equipes técnicas também estiveram presentes, contribuindo para o sucesso do evento. O amplo espaço disponibilizado para os boxes das equipes garantiu conforto e praticidade aos competidores, enquanto o público pôde desfrutar de perto das corridas eletrizantes, vibrando a cada curva e salto dos pilotos.
Presente no encerramento neste domingo (05), a prefeita Adriane Lopes parabenizou a organização e pilotos e ressaltou a importância de eventos como este para a cidade. “Parabenizo todos os atletas que participaram do evento. Mais uma vez, o Campeonato mostrou que esse evento é grande e faz a diferença na vida das pessoas. É lindo ver essa pista ser reconhecida e utilizada com eventos tão importantes”, comenta.
“Além disso, a cidade ganha muito com a economia girando nos períodos de campeonato, hotéis, oficinas, restaurantes, entre outros serviços que recebem toda essa movimentação”, acrescenta o diretor presidente da Funesp, Maicon Luis Mommad.
Jethro Salazar, 32, piloto profissional da equipe Honda, um dos destaques do motociclismo mundial, comentou sobre as dificuldades do tempo e elogiou a infraestrutura da pista.
“É muito bom. Sim, o calor é intenso. A gente está ao redor de 33, 34 graus na hora que a gente entra para correr. Então é um fator determinante, mas a gente tem muita energia ainda e a gente treinou bastante para esse tipo de condições. A infraestrutura é muito boa. Eu acredito que fazer uma corrida em um parque ecológico como esse aqui é muito da hora. Tem muita parte asfaltada, tem muito bom acesso para o público. Então é só coisa boa fazer a etapa de Campeonato aqui”.
O piloto da MX2, Bernardo Tiburcio, de 16 anos, já havia competido na Capital e contou a experiência de estar na pista novamente. “Campo Grande é sempre bom. É uma pista muito divertida e difícil, muito técnica. A prova é bem diferente. É bastante calor. A pista é muito bacana. Eu gosto bastante desse terreno. Pontos muito legais, pulos grandes. Gosto bastante”.
Daniel Marques Arzão, mora na região das Moreninhas há oito anos, é mestre de obras e estava com sua família assistindo o campeonato de motocross, diz que reservou o final de semana para assistir o campeonato.
“É um evento bacana, né. Tirei o final de semana para passear com a família aqui. Eu gostei bastante, achei bem interessante. É a primeira vez que eu venho no motocross, nunca tinha visto. Ficamos sabendo e decidimos vir para conferir e gostamos muito”, finaliza.
Pista
A pista, com seus 1.700 metros de extensão e 9 metros de largura, é considerada uma das mais modernas em padrões técnicos recentemente construídos. Sendo o único circuito da América Latina a contar com iluminação em LED em toda sua extensão, proporcionando uma experiência única para pilotos e espectadores.
O Parque Jacques da Luz ainda oferece uma ampla infraestrutura, incluindo quadras esportivas, pista de caminhada, campo de futebol e muito mais. Inaugurado em 1994, o local é uma referência em lazer e esportes na região, mantendo suas portas abertas todos os dias, das 5h às 22h.
Em 2023, o Parque passou por uma reforma, em parceria com a Energisa, visando oferecer uma iluminação mais eficiente e sustentável. Além disso, abriga uma base da Guarda Civil Metropolitana, reforçando a segurança e a tranquilidade dos frequentadores.