Ponta Porã comemora 106 anos com festa e inauguração de obras

Comemoração segue até o dia 7 de agosto

O município de Ponta Porã que faz fronteira com o Paraguai comemora nesta quarta-feira (18), seus 106 anos de emancipação e comemora com festa que vai durar até o dia 7 de agosto. Dentro da programação, a festa vai contar com formaturas, esportes, lazer e entrega de obras.

Na manhã de hoje, 06h30 com alvorada festiva ocorreu o culto ecumênico em louvor e gratidão pelas benção de Deus ao município. O culto foi realizado em frente ao Paço Municipal. Às 09h ocorreu a entrega das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Jardim dos Estados na região do Altos da Glória. 

A partir de amanhã (20), acontece o ato da secretaria de saúde do programa “Saúde Mais perto de Você” com apresentação e lançamento do programa  “Catarata Zero” e da “Central de Regulação”, com entrega de óculos e serviço de atenção domiciliar, ato realizado no salão paroquial da igreja São José.

No mês de agosto (5), às 09h, acontece a 2ª Corrida Internacional Fronteira da Amizade, com premiação de R$ 12 mil, a largada acontece no Parque dos Ervais. No último dia de comemoração, dia 07, o prefeito da cidade fará a entrega certificados de regularização fundiária para 103 famílias do Residencial Ponta Porã 2, no Paço Municipal.

Histórico

De acordo com dados da prefeitura, a emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu através do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. Nele, o então governador do Mato Grosso Joaquim Augusto da Costa Marques, estabeleceu os limites do novo município sendo que ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e Santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.

Uma extensão territorial enorme que corresponderia hoje a diversos municípios como Dourados, Amambai e até Mundo Novo. Tudo pertencia a Ponta Porã.

Por conta disso, durante muito tempo, as comemorações do aniversário de Ponta Porã ocorriam no dia 25 de março. A mudança só aconteceu no final da década de 1980, porque muita gente confundia as datas de criação e de instalação do Município. Prevaleceu então a data da criação e, por isso, dia 18 de julho é considerado o aniversário da cidade.

FonteCorreio do Estado / Bruna Aquino / Foto: Valdenir Rezende