Pedro Castillo amplia vantagem no Peru; Keiko Fujimori fala em fraude

Pedro Castillo continua a ampliar a sua vantagem sobre Keiko Fujimori na apuração da eleição presidencial no Peru na manhã desta terça-feira (8) e abriu uma diferença de 98 mil votos, em um pleito atestado por observadores internacionais.

A filha do ex-ditador Alberto Fujimori convocou jornalistas no fim da noite de segunda-feira (7) para falar, sem apresentar provas, sobre a existência de fraudes. “Estamos recebendo notícias de irregularidades e por isso pedimos a ajuda de vocês, eleitores e apoiadores”.

O partido de Castillo, o Perú Libre, rechaçou as acusações. “O Perú Libre jamais recorreu à fraude eleitoral. Ao contrário, sempre foi vítima dela, e, apesar de tudo, soubemos enfrentar e vencer”.

A Uniore (Missão de Observação da União Interamericana de Organizações Eleitorais) afirmou que o processo eleitoral foi “correto e bem sucedido, de acordo com padrões nacionais e internacionais”.

Rubén Ramírez Lezcano, chefe da Missão de Observação Eleitoral da OEA (Organização dos Estados Americanos) e ex-chanceler do Paraguai, disse que os dados recolhidos pela missão confirmam um resultado apertado e pediu que “quaisquer inconformidades sejam resolvidas pelos canais legais”.

Iván Lanegra, secretário-general da associação civil Transparência, afirmou a uma TV local que não se pode falar em fraude no processo eleitoral. “Cinco casos, que devem ser devidamente apurados, não implicam em hipótese alguma um indício que nos permita usar a palavra fraude”.

Eleição apertada

 

A candidata da direita conservadora chegou a liderar a corrida presidencial no início da apuração, com a contagem dos votos da capital Lima e das grandes cidades, mas foi ultrapassada pelo candidato da esquerda radical com os votos do interior.

Com 94,921% das urnas apuradas, Castillo tem 50,288% dos votos válidos, contra 49,712% de Keiko, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol). São 8.575.987 votos a 8.477.817, uma diferença de apenas 98.170 votos para Castillo.

Pedro Castillo e Keiko Fujimori, que disputam o segundo turno da eleição presidencial peruana — Foto: Sebastian Castaneda/Reuters

Pedro Castillo e Keiko Fujimori, que disputam o segundo turno da eleição presidencial peruana — Foto: Sebastian Castaneda/Reuters

Pesquisa de boca de urna divulgada no domingo (6) havia indicado vitória apertada de Keiko, com 50,3% dos votos válidos (contra 49,7% de Castillo). Depois, o mesmo instituto de pesquisa passou a projetar Castillo à frente, com 50,2% (contra 49,8% de Keiko), após uma contagem rápida dos votos.

Castillo, de 51 anos, havia pedido calma após os primeiros resultados parciais, ainda no domingo (7), advertindo que ainda faltava contar “os nossos votos, da zona rural”. Keiko, de 46 anos, afirmou que a boca de urna deveria ser considerada com “prudência” porque a margem de diferença era “pequena”.

FontePor G1