O que é um homem cafajeste?

Segundo o Houaiss, um dos significados da palavra cafajeste é: indivíduo sem nobreza de sentimentos, com má-formação de caráter, em quem não se pode confiar; canalha, velhaco.

O homem cafajeste é sempre muito lisonjeiro, muito educado e tem uma lábia surpreendente. Embora no primeiro momento você não confie no que ele diz, geralmente é tão convincente que você acaba acreditando, afinal ele está constantemente alimentando seu ego; então você vai querer ele perto de você.

Talvez você já tenha até encontrado com um homem assim: ele parecia bom demais para ser verdade, parecia tão perfeito que as luzes de alerta piscaram na sua cabeça. Porém, ele demonstrou tanta confiança, tanta sinceridade, que você deixou suas defesas de lado. E se deu mal.

Ele consegue virar o jogo

O cafajeste geralmente é muito amigável e atraente, um comportamento típico de homens com tendência a enganar. No entanto, suas piadas lisonjeiras podem se tornar comentários desagradáveis em um piscar de olhos se ele não conseguir exatamente o que ele quer. Se você o acusar de estar mentindo, não se surpreenda se ele inverter os papéis, tentando fazer você pensar que é VOCÊ quem tem o problema. Ou então, ele vai tentar te convencer que tudo não passa de um fruto da sua imaginação… De acusado passa a ser acusador.

FonteFonte: Houaiss