Mais de 400 alunos marcam presença na primeira aula do cursinho Levanta Juventude

Na manhã deste sábado (9), 420 jovens e adultos que estão se preparando para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compareceram à abertura do Cursinho Levanta Juventude, evento promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para a Juventude (SubJuv), para proporcionar aos estudantes oportunidades para revisão das matérias, dicas e orientações para conquistarem uma vaga em uma universidade. As aulas acontecerão todos os sábados, até o dia 12 de novembro, na Universidade Anhanguera-Uniderp, localizada na Rua Ceará, 333.

Neste primeiro dia, o evento contou com a presença do Prefeito Marquinhos Trad, do coach e palestrante Otávio Reis, e do professor de Redação Sérgio Campos. Representando o subsecretário da SubJuv, Maicon Nogueira, o gestor de projetos da Subjuv, Nikthelms Guesso, e o coordenador de Ações da Subsecretaria, Wilson Lands, deram as boas vindas aos estudantes.

Marquinhos ressaltou durante a conversa com os alunos, que é preciso ter muita perseverança para conquistar os objetivos. Lembrou a época de estudante universitário e como deixou de fazer muitas coisas para poder se dedicar aos estudos. Para ele, o fundamental é ter foco. “É isso que vocês devem ter na vida de vocês: paciência. É preciso tomar uma decisão para seguir em frente e alcançar seus objetivos”, ressaltou.

Ele ainda incentivou os estudantes a pensarem no futuro e, caso não obtenham uma vaga no próximo ano, continuem lutando. “Espero que vocês, a partir de hoje, pensem: vou me esforçar agora para que eu conquiste meu objetivo”.

Com objetivo de reforçar o pensamento positivo junto aos alunos que podem estar desacreditados com relação à possibilidade de entrar em uma universidade, o palestrante Otávio Reis foi incisivo em afirmar que as oportunidades são abertas para todos. Ele destacou que é preciso criar um hábito de estudo e se posicionar para que possa obter bons resultados. “Muitos amigos, pais, cônjuges ou namorados (as), vão chamar para sair e, muitas vezes, vocês não estarão cômodos com alguma situação. É preciso criar uma rotina durante os próximos meses para que você tenha sucesso. A comunicação faz toda a diferença nesse momento”, explicou.

Na segunda aula do dia, Sérgio Campos, professor de Redação, destacou que este tema é um dos grandes entraves para os estudantes. As principais dicas foram voltadas para o desenvolvimento do tema proposto e a forma de se escrever corretamente a forma culta da língua portuguesa. “É preciso canalizar o tema. Você não vai escrever tudo o que você sabe, mas tem que escrever o que é preciso”.

Para o subsecretário de Juventude, Maicon Nogueira, a oportunidade está a alcance de todos e é preciso aproveitar cada momento. Ele disse que muitos jovens que fizeram o cursinho no ano passado estão em uma universidade e realizando a vontade de seguir uma carreira. “Tivemos mais de 250 inscritos em 2017 e cerca de 15% entrou em alguma faculdade. Sabemos que podemos ajudar os jovens nesse processo e criamos esse cursinho para atender a essa demanda. Agora, os jovens precisam aproveitar essa chance e se dedicarem”, disse.

O Cursinho Levanta Juventude foi preparado para oferecer aos estudantes dicas e macetes dos principais temas e matérias cobradas no exame. Feito em parceria com professores que também dão aulas nas melhores empresas privadas existentes em Campo Grande, a intenção é proporcionar que alunos das escolas públicas possam concorrer, de maneira justa, a uma vaga em uma universidade com estudantes de outras instituições.

Neste ano, mais de 5,5 milhões de estudantes fizeram a inscrição no Enem em todo o país.