Havaianos se preparam para erupção de vulcão Kilauea

Um dia antes, no sábado, teremos clima de 15°C, com a sensação térmica de 12°C na capital sul mato-grossense.

A Defesa Civil de Havaí, maior ilha do estado americano de mesmo nome, pediu aos moradores do distrito de Puna que estejam preparados para deixar suas casas, conforme a lava expelida pelo vulcão Kilauea avança.

A localidade de Leilani Estates é uma das mais afetadas até agora, com a lava que escorre da escarpa oeste do vulcão destruindo propriedades e bloqueando estradas.

Nesta sexta (11), o Serviço Geológico americano alertou os moradores sobre o risco de explosão da cratera Halema’uma’u. O assoalho rochoso do local cedeu no começo desta semana e, caso o nível do magma baixe muito, fazendo com que água entre pela caldeira, é esperada chuva de cinzas, além do risco de explosão pelo acúmulo de vapores, no pior dos cenários.

O Parque Nacional dos Vulcões, onde fica o Kilauea, foi fechado nesta quinta (10).
A atividade vulcânica não é uma novidade no cotidiano da Big Island, como é chamada a ilha Havaí, a maior do estado.

Dos cinco vulcões do condado, três são ativos. O Hualalai é considerado inativo desde sua última erupção, no século 19, assim como o Mauna Kea, o maior da ilha, com 4.207 m.

O Kilauea é considerado um dos mais ativos do mundo e ameaça a ilha de tempos em tempos, bem como o Mauna Loa, também em atividade. O vulcão submarino Loihi, cujo topo se encontra a 975 m do nível do mar, completa a lista.

Conviver com tantas ameaças exige do estado um sistema eficiente de alertas. Os moradores são avisados diariamente via SMS sobre riscos na região onde vivem.

Conforme as fissuras provocadas pela atividade sísmica -já são 15- continuam a expelir gás sulfídrico na atmosfera, a previsão do tempo informa sobre a possibilidade de chuva ácida. A ilha ativou o alerta laranja, um antes do vermelho, quando a erupção ocorre.

FonteFOLHAPRESS