Moradores fogem de nuvem gigantesca de cinzas após erupção de vulcão na Indonésia

Imagens publicadas em redes sociais mostram moradores fugindo de uma nuvem gigantesca de cinzas depois que um vulcão, o Semeru, entrou em erupção na Indonésia neste sábado (4) (veja vídeo acima).

Ao menos uma pessoa morreu e outras 41 ficaram feridas, segundo a agência de notícias Reuters. A erupção ocorreu às 15h locais (por volta das 3h do horário de Brasília).

Erupção do vulcão Semeru: incidente foi na ilha de Java Oriental — Foto: g1

Erupção do vulcão Semeru: incidente foi na ilha de Java Oriental — Foto: g1

Equipes de resgate foram mobilizadas para retirar os moradores diante do avanço da lava, que destruiu uma ponte na área de Lumajang, no leste da ilha.

“Muitas áreas ficaram na escuridão pelas cinzas vulcânicas”, declarou o porta-voz da agência de mitigação de desastres do país (BNPB), Abdul Muhari. “Estamos construindo abrigos em várias áreas de Lumajang”.

As autoridades locais estabeleceram uma zona restrita de 5 km ao redor da cratera do vulcão.

A AirNav Indonésia, que controla o espaço aéreo indonésio, disse em comunicado que a erupção não “causou impacto significativo” nos voos. O vulcão Seneru, o mais alto da ilha de Java, está entre os quase 130 vulcões ativos do país.

No final de 2018, a erupção de um vulcão no estreito entre as ilhas de Java e Sumatra causou um terremoto subaquático seguido de um tsunami que deixou mais de 400 mortos.

FontePor G1