GP do Catar: Verstappen é tricampeão em vitória de Piastri na sprint

Por Redação ge — Lusail, Catar

A batida de Sergio Pérez nas voltas finais da corrida sprint do GP do Catar só antecipou o inevitável. Mas para ninguém colocar defeito, o mais novo tricampeão Max Verstappen coroou sua temporada mais dominante da carreira com o segundo lugar na etapa vencida neste sábado por Oscar Piastri, mesmo precisando só de três pontos para efetivar seu título.

O calouro da McLaren, por sua vez, chegou a ser superado por George Russell. Porém, recuperou-se no decorrer da disputa, conquistando o triunfo inédito em sua primeira temporada na F1. Lando Norris chegou em terceiro lugar.

O tri de Verstappen vem com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada. Com isso, o agora tricampeão igualou a marca estabelecida em 1992 por Nigel Mansell, que faturou seu único título a cinco rodadas para o final do campeonato.

Além disso, Max repete feito do também tri Nelson Piquet ao se tornar o primeiro campeão de F1 coroado em um sábado nos últimos 40 anos – o brasileiro o fez em 1981 e 1983 porque os GPs de Las Vegas e África do Sul, palco das conquistas, eram no sábado.

Pódio da corrida sprint do GP do Catar da F1 2023 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Pódio da corrida sprint do GP do Catar da F1 2023 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Piastri, por sua vez, é o primeiro calouro a triunfar na F1 – incluindo corridas tradicionais e sprint – desde o GP do Canadá de 2007, vencido por Lewis Hamilton. Foi, ainda, a primeira conquista da McLaren no formato adotado pela categoria em 2021 e que concede pontos extras aos oito primeiros colocados.