Jogos do mata-mata estadual vão intercalar com partidas do Brasileiro e da Recopa Sul-Americana
Por Emanuelle Ribeiro e Thiago Lima — Rio de Janeiro
O Flamengo conseguiu sobreviver no Carioca, pegou a última vaga do Grupo B nas quartas de final e segue vivo em busca de mais um tricampeonato. Mas o clube vai com força máxima na reta final do Estadual, que será intercalada com jogos do Brasileirão e da Recopa Sul-Americana?
O Flamengo agora encara o Botafogo no Nilton Santos pelas quartas de final. Se vencer, terá dois jogos na semifinal e uma possível decisão em partida única. Caso perca do rival alvinegro, o time rubro-negro terá que disputar a Taça Rio com os outros três eliminados nesta fase, nas mesmas datas e formato (duas semifinais e uma final).
Ou seja, não há folga no calendário. Mesmo assim, o Flamengo não vai abrir mão do Carioca e tentará conquistar o seu 40º título estadual na história. Mas dará prioridade ao Brasileirão e à Recopa no aspecto físico dos jogadores. Os que estiverem mais desgastados, se precisarem ser preservados, serão poupados no Estadual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/R/l/A2ovnYS0S4WNK5DI4Auw/time.jpg)
Filipe Luís e jogadores do Flamengo contra o Sampaio Corrêa — Foto: André Durão
Lembrando que o regulamento da Ferj exige a escalação da “equipe principal” a partir da terceira rodada, sob pena de perder toda a cota de participação no Carioca (a do Flamengo é de R$ 10 milhões). Em resolução enviada aos clubes nesta semana, a federação orientou times com o “mínimo de sete de seus atletas principais, reconhecidos e sabidamente titulares”.
Veja o calendário rubro-negro:
- 10/02: Vitória (3ª rodada do Brasileirão)
- 15/02: Botafogo (quartas de final do Carioca)
- 19/02: Lanús (1º jogo da final da Recopa)
- 22/02: 1º jogo semifinal do Carioca ou da Taça Rio
- 26/02: Lanús (2º jogo da final da Recopa)
- 01/03: 2º jogo semifinal do Carioca ou da Taça Rio
- 07 ou 08/03: final do Carioca ou da Taça Rio





