F1 2025 terá maior número de novatos titulares desde 2010; veja quem são

Uma das curiosidades em relação aos novatos do atual grid é a presença de Fernando Alonso. Todos os seis estreantes como titulares na temporada ainda não eram nascidos quando o bicampeão da F1 deu seus primeiros passos na categoria. O espanhol de 43 anos iniciou em 2001 pela extinta Minardi.

Abaixo, saiba quem são os seis estreantes da temporada 2025:

Gabriel Bortoleto

 

O paulista de Osasco será o primeiro piloto brasileiro na Fórmula 1 desde 2017. Aos 20 anos de idade, ele chega à categoria após conquistar os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em sequência – o último deles assegurado nesta temporada contra outro debutante, Isack Hadjar. A conquista aconteceu no GP de Abu Dhabi, o último do ano. Ele também foi eleito o ‘Novato do Ano’ em premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Gabriel Bortoleto comemora o título da Fórmula 2 com a bandeira brasileira em Abu Dhabi — Foto: James Sutton/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Gabriel Bortoleto comemora o título da Fórmula 2 com a bandeira brasileira em Abu Dhabi — Foto: James Sutton/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Bibi, como é conhecido pelos amigos, será piloto da Sauber, que terminou na última colocação entre os construtores na atual temporada e fará dupla com Nico Hulkenberg. Além disso, Bortoleto foi piloto da academia da McLaren e é assessorado há dois anos por Fernando Alonso.

A família de Gabriel é bastante ligada ao automobilismo. Ele é irmão caçula de Enzo Bortoleto, que também é piloto com passagens pela Fórmula 3 Britânica e Porsche Cup, fundador da equipe KTF Sports e trabalha hoje no setor técnico da Stock Car, principal categoria de automobilismo do Brasil.

Andrea Kimi Antonelli

 

O jovem prodígio é o mais novo dos seis estreantes de 2025: nasceu em 2006 e tem apenas 18 anos. Além de carregar o nome de um campeão mundial (Kimi Raikkonen), ainda terá a responsabilidade de substituir Lewis Hamilton na Mercedes – o inglês irá para a Ferrari.

Andrea Kimi Antonelli no GP da Itália de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Andrea Kimi Antonelli no GP da Itália de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O adolescente da região da Bolonha, na Itália, é considerado como o “novo Max Verstappen”. Assim como o tetracampeão fez em 2015, Antonelli chegará à principal categoria do automobilismo depois de queimar algumas etapas – Max não chegou a correr na Fórmula 2, e Kimi pulou a Fórmula 3. Na atual temporada, o novato disputou a F2 pela Prema e terminou na sexta colocação.

Oliver Bearman

 

O inglês de 19 anos era reserva da equipe Haas em 2024 e irá assumir uma vaga de titular no ano que vem, mas esteve mais envolvido na Fórmula 1 do que o normal para um piloto substituto na atual temporada – Ollie participou de três corridas por duas escuderias diferentes. Na Arábia Saudita, ele fez prova pela Ferrari ao substituir Carlos Sainz, que passou por cirurgia de apendicite. O bom desempenho e o sétimo lugar na prova fizeram com que a Haas desse uma oportunidade fixa ao jovem.

Oliver Bearman foi décimo colocado na classificação sprint do GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Oliver Bearman foi décimo colocado na classificação sprint do GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

O britânico começou a competir de kart em 2013, foi campeão da modalidade e estreou nos carros de fórmula em 2020 na Fórmula 4 alemã e na F4 italiana. Campeão de ambas em 2021, migrou no ano seguinte para a F3. Ollie estreou na Fórmula 2 em 2023 e acabou na sexta posição. Nesta temporada, correu ao lado de Kimi Antonelli pela Prema e acabou em 12º.

Jack Doohan

 

Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Isack Hadjar

 

Anunciado como novo piloto da RB nesta sexta-feira (20), o franco-argelino foi o grande rival de Gabriel Bortoleto na atual temporada da Fórmula 2. O jovem de 20 anos fecha o grid da Fórmula 1 em 2025; a ida de Liam Lawson para a RBR abriu espaço para a contratação do vice-campeão da F2.

Isack Hadjar no teste de pós-temporada da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Isack Hadjar no teste de pós-temporada da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Mas foi na atual temporada que Isack se destacou e passou muito perto de ser campeão da F2. Após liderar parte do campeonato, acabou ultrapassado por Bortoleto; entretanto, chegou à última corrida do ano, em Abu Dhabi, com apenas 0,5 ponto de desvantagem para o brasileiro. Hadjar só não esperava a largada desastrosa que viveu: o carro engasgou e ele teve que ir para os boxes. Em último com enorme distância para o rival, não pôde atacar e viu Gabriel ser campeão.

Liam Lawson

 

Com 22 anos de idade, Lawson é o mais velho dos seis nomes que serão titulares pela primeira vez na Fórmula 1 em 2025. Além disso, o neozelandês também é o que tem mais experiência na F1 entre os novatos. Foram 11 corridas pela principal categoria do automobilismo europeu, e o desempenho dele fez com que a RBR o contratasse para o lugar do mexicano Sergio Pérez.

Liam Lawson no GP de Abu Dhabi da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Liam Lawson no GP de Abu Dhabi da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A primeira experiência de Lawson na F1 foi em 2023, quando substituiu o lesionado Daniel Ricciardo por cinco corridas e chegou a pontuar em Singapura, ao terminar em nono. Depois, o jovem retornou ao posto de reserva da RB. Uma nova oportunidade apareceu em 2024, com a demissão do veterano australiano. Assim, Liam tornou-se titular nas últimas seis provas do ano e somou quatro tentos: dois nos Estados Unidos e mais dois em São Paulo.

O caminho de Lawson para ir à Fórmula 1 começou ainda no kart. Depois de disputar campeonatos de base em monopostos, Liam venceu a Formula Regional Oceania e conquistou uma vaga na Fórmula 3, em 2020 – já como membro da academia de pilotos da RBR. Depois de dois anos na F3, subiu para a Fórmula 2 e acabou a temporada de 2022 na terceira posição. Em 2023, conciliou os testes na RB com a disputa da Super Fórmula japonesa e foi vice-campeão.