Copa Libertadores tem três clubes do mesmo país nas semifinais pela primeira vez

A Copa Libertadores é do Brasil! Pelo menos até agora. Pela primeira vez, dentro dos atuais moldes do torneio, três clubes de um mesmo país estão na semifinal. O feito foi atingido com a vitória do Atlético-MG por 3 a 0 sobre o River Plate, da Argentina, nesta quarta-feira, no Mineirão. Palmeiras e Flamengo também carimbaram a classificação.

Falta, agora, a confirmação de que o campeão será brasileiro. E é o Fluminense que vai garantir isso. O Tricolor decide a última vaga nas semifinais diante do Barcelona, do Equador, nesta quinta-feira, em Guayaquil. No primeiro jogo, empate por 2 a 2. Vitória ou empate a partir de 3 a 3 classificam o Flu. Empate pelo mesmo placar da partida de ida leva a decisão para os pênaltis.

Libertadores tem três clubes do mesmo país nas semifinais pela primeira vez, no atual modelo de disputa — Foto: Staff Images/Conmebol

Libertadores tem três clubes do mesmo país nas semifinais pela primeira vez, no atual modelo de disputa — Foto: Staff Images/Conmebol

Se o Tricolor passar de fase, teremos Fla-Flu em uma das semifinais da Copa Libertadores. Atlético e Palmeiras se enfrentam no outro jogo por um dos lugares na decisão, que será disputada no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Nunca a competição continental, desde a retomada dos mata-matas, teve três clubes do mesmo país numa semifinal. Isso havia ocorrido anteriormente quando o torneio tinha a etapa com disputas em grupos, nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Em 1966, River Plate, Boca Juniors e Independiente disputaram a fase juntos.

Palmeiras e Flamengo vão em busca do tricampeonato. O Verdão conquistou em 1999 e ano passado. O Rubro-negro levou em 1981 e 2018. O Galo busca o bicampeonato, após levantar o troféu em 2013. As datas das partidas de ida e volta das semifinais ainda serão definidas pela Conmebol.