Com gols brasileiros, Portugal bate a Turquia e fica a um jogo da Copa de 2022

  • Resumão

    O fôlego faltou em alguns momentos, mas a noite decisiva no Estádio do Dragão terminou com festa para os portugueses nesta quinta. Com dois gols brasileiros, de Otávio e Matheus Nunes, além de outro de Diogo Jota, Portugal venceu a Turquia por 3 a 1, no Porto, e avançou para a final de sua chave nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022. Agora, para os lusos confirmarem vaga no Catar basta uma vitória em jogo único na terça, contra a Macedônia do Norte, que bateu a Itália.

    Otávio é abraçado por Cristiano Ronaldo: brasileiro abriu o placar para Portugal

    Otávio é abraçado por Cristiano Ronaldo: brasileiro abriu o placar para Portugal (Foto: Estela Silva/EFE)

  • QUE VENHA A… MACEDÔNIA!

    Após um sorteio ingrato, no qual Portugal caiu na mesma chave que a Itália, a repescagem europeia para a Copa do Mundo já trouxe sua primeira surpresa. Os portugueses fizeram o dever de casa e bateram os turcos – mas não terão pela frente o esperado confronto contra os italianos, que foram derrotados pela Macedônia do Norte por 1 a 0, nos acréscimos. Desta forma, a tarefa de Portugal parece ter ficado um pouco menos árdua para ir ao Catar: basta superar a Macedônia em jogo único na terça, às 16h30 (de Brasília), no Estádio do Dragão, para garantir sua vaga.

  • UM TOQUE BRASUCA

    A importante vitória portuguesa veio com um toque brasileiro. O meia Otávio, do Porto, foi uma escolha surpreendente do técnico Fernando Santos para começar a partida como titular – foi apenas seu terceiro jogo com a camisa lusa. E o brasileiro não desperdiçou a chance: se destacou desde o começo e foi o autor do gol que abriu o placar para os donos da casa. No fim da partida, Matheus Nunes, do Sporting, – que já recusou convocação de Tite – foi colocado em campo e deu números finais ao placar.

    Matheus Nunes bate para o gol: brasileiro marcou o último do jogo

    Matheus Nunes bate para o gol: brasileiro marcou o último do jogo (Foto: Getty Images)

  • PASSOU EM BRANCO

    Os olhos no Estádio do Dragão, naturalmente, estavam voltados para Cristiano Ronaldo, acostumado com noites decisivas com a camisa portuguesa. Mas o craque passou em branco. Seu primeiro tempo foi de boa atuação, com o astro saindo da área, ajudando na armação e participando bem das jogadas dos dois gols. Na etapa final, porém, caiu de ritmo – embora tenha aparecido com mais chances para marcar. Porém, não estava em dia com a pontaria.