Com 92 mil inscritos, Enem tem 38,8% de abstenção em Mato Grosso do Sul

O Enem teve sua aplicação concluída neste domingo (12). Os estudantes fizeram hoje questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 teve 38,8% de abstenção neste domingo (12), em Mato Grosso do Sul, o que equivale a 35.812 candidatos que não fizeram a prova. O número de ausentes aumentou em relação ao primeiro dia do Exame realizado no último domingo, (5) quando a abstenção foi de 35.5%, ou seja, 33.413 participantes.

No total, foram 92.300 inscritos no Estado, segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) durante coletiva de imprensa.

Estudantes que tiveram direito à isenção de pagamento e faltaram nos dois dias de prova devem justificar a ausência no sistema de inscrição para não perder o benefício no próximo ano. O gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Inep. A correção das provas é feita usando a metodologia da (TRI) Teoria de Resposta ao Item, em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

O Enem teve sua aplicação concluída hoje. Em todo País, 580 participantes foram eliminados; 578 deles por descumprimento do edital e dois por recusa em fazer a coleta do dado biométrico. Somadas às 264 eliminações do primeiro domingo, a aplicação termina com um total de 842 participantes desclassificados, número inferior a outras edições.

Foram registradas apenas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo e 113 no domingo passado (5). Os casos não comprometeram a aplicação. O Enem 2017 teve 6.731.344 inscrições confirmadas.

Os estudantes fizeram hoje questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Este é o primeiro ano em que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram aplicadas em um único fim de semana, sábado e domingo. A primeira prova foi de redação, linguagens e ciências humanas.

Detectores de metais e provas personalizadas com o nome e número de inscrição do candidato foram umas das medidas adotadas pelo Inep para evitar fraudes no Enem. O curso de medicina é o principal alvo de irregularidades.

FonteCampoGrandeNews / Viviane Oliveira e Kleber Klajus / Foto: André Bittar