Cebolinha começa 2026 com moral, mas pode viver o seu último ano no Flamengo

Por Thiago Lima — Rio de Janeiro

Se tem um jogador que aproveitou os primeiros jogos do time principal do Flamengo em 2026, sem dúvida foi Everton Cebolinha. Na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco na estreia, ele infernizou a defesa rival com dribles e sempre conseguindo abrir espaço para finalizações. Já na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, o atacante entrou no fim, fez um gol e só não empatou porque Fábio não deixou (veja todos os lances no vídeo acima).

Enquanto o titular Samuel Lino enfrenta contestações da torcida, Cebolinha ganhou moral e pede passagem no time. Mas pode viver sua última temporada com a camisa rubro-negra. O atacante de 29 anos tem contrato só até dezembro, e o estafe do jogador ainda não foi procurado para tratar uma possível renovação. Em julho, ele chegou a pedir para ser negociado porque queria jogar mais.

— Tive consulta de seis clubes antes do Mundial. Pós-Mundial também tive uma proposta muito boa de um clube turco. Acabei tendo uma conversa com o Filipe (Luís), pedindo para ele me liberar. Era final da janela, acabou que não quiseram nem escutar a proposta do clube. Era uma proposta muito boa para mim financeiramente — revelou o atacante, após a conquista da Libertadores, em entrevista à ESPN.

Cebolinha em ação no Flamengo x Vasco — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Cebolinha em ação no Flamengo x Vasco — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Na atual janela, Cebolinha chegou a ser envolvido na negociação por Kaio Jorge. O Flamengo ofereceu ao Cruzeiro, hoje treinado por Tite, 24 milhões de euros (cerca de R$ 155 milhões) mais o atacante (avaliado em 8 milhões de euros), além de 10% da mais valia em uma futura venda. Mas o clube mineiro não aceitou o negócio. O Fluminense também tentou sua contratação esse ano.

Comprado pelo Flamengo em 2022 por cerca de R$ 85 milhões (incluindo metas atingidas), Cebolinha viveu seu melhor momento no clube sob o comando de Tite, entre 2023 e 2024. Foram sete gols e sete assistências até sofrer a grave lesão no tendão de Aquiles. O atacante só voltou a jogar em 2025 já com Filipe Luís, mas perdeu a condição de titular.

Nesta quarta-feira, Cebolinha será uma das opções de Filipe Luís para enfrentar o São Paulo, às 21h30 (de Brasília) no Morumbis, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. E foi no estádio tricolor que o atacante marcou o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, na vitória por 3 a 1 pela semifinal da Copa do Brasil de 2022.

FonteGE