Campeã olímpica resgatada de helicóptero passa por duas cirurgias após queda grave

Por Redação do ge — Cortina, Itália

A esquiadora Lindsey Vonn foi submetida a duas cirurgias após sofrer uma queda grave no downhill. Segundo a imprensa internacional nesta segunda-feira, a campeã olímpica precisou de uma dupla cirurgia para reparar a fratura na perna esquerda. A americana, de 41 anos, foi resgatada de helicóptero após tentar a primeira descida da prova com o ligamento do joelho rompido.

Ainda segundo a Agência Reuters, Vonn foi operada por uma equipe conjunta de cirurgiões ortopédicos e plásticos, com o objetivo de prevenir complicações relacionadas ao inchaço e ao fluxo sanguíneo. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos e o Hospital Ca’ Foncello, na cidade de Treviso, ainda não divulgaram informações oficiais sobre a cirurgia.

No último domingo, o hospital já havia informado que ela passou por uma cirurgia para estabilizar a perna esquerda, mas não mencionaram um segundo procedimento. A queda afetou a mesma perna em que Lindsey rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho no final de janeiro.

O que aconteceu?

 

Lindsey escolheu a prova olímpica em Cortina para marcar a sua aposentadoria do esporte. Campeã pelo downhill nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010, ela decidiu competir mesmo lesionada e foi a 13ª a descer entre as 36 competidoras. A queda ocorreu em uma das primeiras lombadas do percurso, após a atleta fazer a curva mais fechada do que o necessário e tocar uma das bandeiras com o ombro, o que provocou o desiquilíbrio e a consequente queda.

Vonn ficou caída na pista, com sinais claros de dor. Após receber atendimento imediato na pista, precisou ser resgatada por um helicóptero, como de costume em acidentes mais graves no esqui alpino. Neste momento, foi aplaudida de pé pela torcida.

Depois de ser socorrida do Centro de Esqui Alpino pela aeronave, a americana – que chegou a receber os primeiros atendimentos na pista – foi encaminhada para uma unidade de saúde de Cortina, onde foram realizados testes diagnósticos e decidiu-se pela transferência para o hospital em Treviso.

Há pouco mais de uma semana, Lindsey Vonn concluiu trabalhos de recuperação da queda no último dia 30, quando rompeu o ligamento no decorrer da Copa do Mundo de Esqui Alpino.

FonteGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui