‘Brasil teve sucesso onde EUA falharam’, diz New York Times sobre condenação de Bolsonaro

Por Redação g1

O Brasil teve sucesso onde os Estados Unidos falharam, afirmou um artigo de opinião publicado nesta sexta-feira (12) no jornal americano “The New York Times” sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo STF na quinta.

O artigo é assinado por Steven Levitsky, autor de “Como as Democracias Morrem” e professor de Harvard, e por Filipe Campante, professor da universidade Johns Hopkins, nos EUA.

“Esses acontecimentos contrastam fortemente com os Estados Unidos, onde o presidente [Donald] Trump, que também tentou reverter uma eleição, não foi preso, mas retornou à Casa Branca”, afirmaram Levitsky e Campante no artigo.

O artigo de opinião contextualizou a reação de Trump —o republicano se disse surpreso e “muito insatisfeito”— à condenação com as sanções econômicas e a autoridades brasileiras, incluindo ao Alexandre de Moraes, para relembrar que os EUA tentaram subverter o sistema legal do Brasil durante o julgamento.

Depois, concluiu: “Na prática, o governo dos EUA está punindo os brasileiros por fazerem algo que os americanos deveriam ter feito, mas não fizeram: responsabilizar um ex-presidente por tentar reverter uma eleição“.

A fala foi uma referência à invasão ao Capitólio 6 de janeiro em 2021 por apoiadores de Trump —Trump não foi responsabilizado juridicamente pelo incidente e libertou os presos em janeiro, quando retornou à Casa Branca.

Artigo de opinião do jornal 'The New York Times', dos Estados Unidos, faz paralelo entre condenação de Jair Bolsonaro e democracia nos EUA. — Foto: Reprodução

Artigo de opinião do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, faz paralelo entre condenação de Jair Bolsonaro e democracia nos EUA. — Foto: Reprodução

FontePor G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui