27.8 C
Campo Grande
sábado, abril 20, 2024

APCF e APCF Sindical desmentem fake news sobre fraude nas urnas eletrônicas

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e o APCF Sindical esclarecem que é falsa a informação divulgada em aplicativo de mensagens de que o Sindicato dos Peritos Federais teria provado para o Supremo Tribunal Federal (STF) que as urnas eletrônicas são fraudáveis.

O APCF Sindical participou em 2018 de julgamento no STF, oportunidade em que buscou contribuir tecnicamente com as discussões sobre o sistema eleitoral. Na ocasião, defendeu o aprimoramento tecnológico da urna eletrônica, a fim de aumentar ainda mais a sua segurança, ampliando as bases de auditoria.

Em nenhum momento durante o julgamento, porém, a entidade afirmou haver ou ter havido fraudes nas eleições brasileiras. Ao contrário, registra não existir qualquer evidência ou comprovação de que isso tenha ocorrido.

Repudiamos, dessa forma, qualquer tentativa de associação a conspirações de fraudes nas eleições e ressaltamos nossa confiança no processo eleitoral, com a certeza de que o voto eletrônico trouxe importantes benefícios e afastou os riscos de fraude decorrentes do voto em cédula.

Por tais motivos, defendemos o emprego da urna eletrônica, sem prejuízo de, no espírito colaborativo de buscar auxiliar as autoridades competentes dentro das bases científicas que regem nossas ações, nos posicionar quanto ao uso de sistema analógico complementar, sem qualquer contato físico com o eleitor, como uma opção a mais de auditoria e de aprimoramento do processo eleitoral.

FonteAssociação Nacional dos Peritos Criminais Federais