Agentes penitenciários de Cassilândia recebem aperfeiçoamento em técnicas de imobilização, uso de tonfas e algemação

Agentes penitenciários de Cassilândia participaram, na última semana, do “Treinamento de Técnicas de Imobilização – Uso de Tonfa e Algemação”, realizado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (ESPEN), com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Polícia Militar. Ao todo, 20 agentes foram capacitados.

Com carga horária de 24 horas/aula, distribuídas na forma teórica e prática, o curso teve por objetivo disseminar conhecimentos e habilidades necessários para a realização de procedimentos de algemação e imobilização no ambiente prisional, respeitando os direitos humanos, a preservação da vida, a dignidade humana e as normas legais vigentes.

As aulas aconteceram no Quartel da Polícia Militar do município e foram ministradas por instrutores do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante o treinamento, os alunos receberam instrução de reciclagem sobre o uso progressivo da força; aplicação de algemas individual e em grupo; técnicas de contenção e condução; imobilizações no solo; utilização de tonfas e tomadas de celas. Os participantes também receberam noções teóricas sobre aspectos éticos e legais.

O diretor da Espen, Vilson Guedes, destacou que a realização do curso em Cassilândia integra o esforço da instituição em oferecer capacitação de qualidade aos servidores do interior, já que, muitas vezes, por questões de possibilidade e logística, as qualificações ficam mais concentradas na Capital. “Temos buscado levar a todo o Estado o maior número possível de cursos, de maneira que os agentes não precisem se deslocar de cidade”, finalizou.

FontePortal do Governo MS / Texto e foto: Keila Oliveira (Agepen)