“ACERVO DIGITAL CONEXÃO MT – MS” DO JORNALISTA SÉRGIO CRUZ ESTARÁ DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos recebeu na última semana, oficialmente, o material de pesquisa “Acervo Digital Conexão Mato Grosso – Mato Grosso do Sul”, do jornalista Sérgio Cruz. A pesquisa conta por meio de registros jornalísticos a história dos dois estados, a partir de 1772 até 2015.

De acordo com o autor e pesquisador, Sérgio Cruz, este trabalho é resultado da pesquisa de uma vida inteira. “É um trabalho que complementa pesquisas já iniciadas no passado. Usei como modelo os trabalhos ‘Efemérides Brasileiras’, de Barão do Rio Branco, e ‘História de Mato Grosso’, de Estevão de Mendonça”, explica ele.

Ainda segundo Sérgio Cruz, a grande diferença deste material está na pesquisa ferrenha realizada por anos e anos. “Trago comprovação dos fatos. Fui atrás de jornais da época para não apenas trazer as informações, mas também comprová-las. É um trabalho jornalístico, de jornalismo histórico. Quem escreveu foi a própria história”, pontua.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, recebeu oficialmente a obra e se diz muito contente em ter uma unidade da Sectur como detentora da pesquisa. “Sérgio é um importante nome e é uma alegria poder receber essa pesquisa tão importante para o nosso estado”, diz.

O material está passando por regulamentações de normas de ABNT e logo estará disponível para pesquisa na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos.