Estudantes de escola de Ladário exercitam a paixão pela fotografia em oficina do Fasp

Alunos do ensino médio da EE 2 de Setembro, em Ladário, tiveram uma aula diferente na tarde dessa quarta-feira (23.5). Eles participaram da Oficina de Fotografia para câmera de celular ministrada na escola como parte da programação do 14º Festival América do Sul Pantanal (Fasp).

O professor, Alexandre Sogabe, é gestor de Artes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Ele repassou informações sobre enquadramento, balanço de branco e ISO, que é a sensibilidade da câmera para a luz. “A ideia é apresentar as convenções sobre o uso da câmera e a linguagem da fotografia”.

Alexandre percebe o interesse dos jovens pelas redes sociais e diz que a imagem neste contexto é o motor para a comunicação. “Com esta oficina eles podem usar de maneira diferente algo corriqueiro que eles já fazem. O objetivo é abrir a cabeça deles para outras possibilidades. E é super divertido, eles gostam”.

Karla Vitória, 14 anos, estudante do 1º ano, gosta muito de fotografar flores. Ela coloca suas fotos nas redes sociais ou deixa guardado para ver depois. Gosta tanto de fotografia que gostaria de ganhar uma câmara profissional no seu aniversário de 15 anos. Ela é uma das participantes da “Fotografia é arte, é um jeito de expressar nosso olhar, nossa visão sobre o mundo”. Eu não sabia sobre balanço de branco, nem como usar o ISO, aumentar ou diminuir conforme a qualidade do lugar. Esta oficina vai melhorar muito minhas fotos”, disse.

Sua colega Érica Vitória, de 16 anos, estuda no 2º ano do Ensino Médio na mesma escola, e prefere fotografar o pôr do sol. “Eu tenho uma foto que eu fiz do coreto aqui da frente da escola no pôr do sol. Por meio da fotografia eu tenho mais contato com a natureza, acho bonito. Nesta oficina meu grupo fotografou um cenário antigo na escola, com um aluno isolado, para mostrar que muitos alunos ficam mais isolados. A gente tem que dar valor, cuidar melhor do ambiente e conversar mais com pessoas de outros grupos. Aprendi como a gente pode utilizar mais os brilhos”.

FontePortal do Governo MS / Karina Lima (FCMS)/ Fotos: Aurélio Vinícius