VISITA TÉCNICA E OFICINA GRATUITA NO ARCA MARCAM A SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Começa na quarta-feira (8) a 6ª edição da Semana Nacional de Arquivos, na sede do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca). O evento, que pretende dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e as histórias que seus acervos refletem, é uma organização conjunta da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e do Governo do Estado, representado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Para este ano, o Conselho Internacional de Arquivos (ICA) propôs o tema #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou), reforçando o uso da hashtag para atingir um maior número de pessoas. Serão três dias de atividades, voltadas principalmente para profissionais da área e estudantes.

Na quarta, haverá uma visita técnica mediada ao prédio do Arca, a partir das 8h. Serão selecionadas 10 pessoas para o passeio, e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/6-semana-nacional-de-arquivos—visita-tecnica-mediada-ao-arca__1600162.

Já na quinta-feira (9), o cronograma segue de maneira on-line. Às 16h, a FCMS promove uma roda de conversa virtual por meio de suas redes sociais (@fundacaodeculturams), com o tema “Arquivos em Debate”. O evento é aberto ao público.

Por fim, na sexta-feira (10) será realizada a Oficina de Preservação e Conservação de Documentos, ministrada pelo professor e doutor em Ciência da Informação Rodrigo Pereira. No total, 20 pessoas poderão participar, mediante inscrição prévia no site https://www.sympla.com.br/6-semana-nacional-de-arquivos—oficina-de-preservacao-e-conservacao-de-documentos__1600187. A oficina ocorre na sede do Arquivo Público Estadual, das 8h às 12h.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, falou sobre a importância de cultivar instituições de arquivo. “Preservando histórias do passado, nós aprendemos sobre quem somos e como podemos melhorar para o futuro. E é fundamental que nós possamos aproximar cada vez mais as comunidades de entidades como o Arca, para que suas memórias também sejam eternizadas”, afirmou Max.

Serviço: 

O Arca está localizado na Rua Brasil, n.º 464, no Bairro Monte Castelo. Já o Arquivo Público Estadual fica na Rua Fernando Corrêa da Costa, n.º 599.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos links acima, pela plataforma Sympla. As atividades são todas gratuitas.

FonteAgência Municipal de Campo Grande