Verstappen se mostra preocupado com pneus e velocidade de reta, apesar de pole

Max Verstappen largou melhor que Lewis Hamilton na primeira corrida classificatória da F1, neste sábado, em Silverstone, para nunca mais ser alcançado, vencer e garantir a pole do GP da Inglaterra. Apesar disso, o holandês acredita que manter os desgastes dos pneus será um desafio na corrida principal, neste domingo.

– É difícil passar aqui, mas tivemos uma boa largada, uma boa briga com Lewis na primeira volta e depois tentei imprimir meu ritmo próprio. Dava para ver que estávamos dando tudo que tínhamos. Mas dava para ver também que os pneus estavam com bolhas no final, então tivemos que gerenciar isso. Começamos a corrida com pouco combustível e um ritmo forte, contornando as rápidas curvas volta após volta, exigindo muito dos pneus, mas é o mesmo para todos, então precisamos lidar com isso – explica Max.

Um outro ponto de alerta do holandês é a velocidade de reta em relação às Mercedes, situação constatada neste sábado. Porém, nesse novo formato de fim de semana os carros entram em regime de parque fechado (quando quase nada pode ser mudado na aerodinâmica) ainda na sexta, o que liga outra luz de alerta para o líder do campeonato.

– Não podemos mais mexer no carro. Somos velozes nas curvas rápidas, então precisamos focar nisso amanhã. Mas a velocidade de reta não é tão boa, algo que precisamos lidar amanhã. Mas ainda acho que podemos fazer uma boa corrida – diz Verstappen.

O piloto da RBR também falou da situação curiosa de vencer um corrida e depois ser anunciado como pole position. Isso porque nos fins de semana em que houverem corridas classificatórias, o pole não é o piloto mais veloz na classificação de sexta, mas o vencedor da corrida de sábado.

– É engraçado depois da corrida ouvir que você é o pole. Mas tudo bem, aceitamos. E acho que amanhã será uma corrida muito boa. De toda forma, muito feliz pelos três pontos – brinca.

Esta é a quinta vez que o piloto da RBR vai partir da ponta no atual campeonato e a quarta consecutiva, desde o GP da França. Lewis Hamilton, com 1s4 de desvantagem para o rival na disputa, chegou na segunda colocação e larga ao lado do holandês neste domingo. Valtteri Bottas ficou com o terceiro lugar.

FonteFórmula 1