Vereador Otávio Trad apresenta projeto de combate ao capacitismo e chama pessoas com deficiência para contribuir

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (21), o vereador Otávio Trad (PSD) apresentou o Projeto de Lei 10.260/21, que institui a campanha permanente de conscientização e combate ao capacitismo, o preconceito contra a pessoa com deficiência. Durante a audiência pública que discutiu o tema, o parlamentar convidou os ativistas e especialistas para contribuírem na construção da proposta.

“Nós temos a obrigação de estar discutindo temas importantes como esse, e estamos cada vez mais trazendo a acessibilidade e inclusão aqui dentro do plenário, seja com projetos, ações e discussões”, destacou. “Nosso objetivo é dar possibilidade de todos nós estarmos no mesmo meio”, completou.
A proposta prevê a instituição da Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Entre as ações previstas estão conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência; promover seminários, palestras, reuniões, fóruns e debates relativos ao combate ao preconceito conta a pessoa com deficiência.
Capacitismo – O capacitismo é toda a forma de discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência. Este preconceito é alimentado toda vez que se limita a crer que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, formação de uma família, entre outros. Este comportamento contraria o princípio da equidade
Outra face do capacitismo, é a definição de PcDs (Pessoas com deficiência) como inferiores ou heróis, dois extremos que desprezam as qualidades e competências individuais. Por exemplo, ver pessoas com deficiência que realizam atividades comuns do dia-a-dia como inspiração e exemplo de superação.
#PraCegoVer: Fotografia. #PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto da cabeça até a cintura. Está de camisa e máscara branca, segurando o microfone com a mão direita enquanto discursa na audiência pública Luta contra o capacitismo e a inclusão da pessoa com deficiência. Na mesa, à sua frente estão documentos e álcool gel. Ao lado estão ativistas e especialistas convidados. Todos estão de máscara. Fim da descrição.

FonteFernanda Palheta Assessora de Comunicação do Vereador Otávio Trad