Umidade do ar despenca e Embrapa emite alerta

Em Dourados os índices chegaram a registrar 24%

Em Campo Grande a previsão é de mínima de 25% da umidade do ar, neste domingo - Foto: Arquivo/Correio do Estado

Umidade do ar despenca em todo Estado de Mato Grosso do Sul e Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste emite alerta. Em Dourados, o registro de índice mínimo foi de 24% na tarde do último sábado (3). Com apenas aumento de 1% da umidade neste domingo (4), a preocupação continua. Em Campo Grande, neste domingo (4), a mínima será de 25% também.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde  (OMS), o ideal para a manutenção da saúde humana é que o indicador varie entre 50% a 80%.

O alerta da Embrapa é para que a população fique atenta aos problemas respiratórios, sangramentos pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.

Isso se deve aos níveis baixos de umidade relativa do ar que indicam pequena quantidade de água em forma de vapor na atmosfera.

A instrução é de que se instale umidificadores de ar nos ambientes. Aqueles que não tem o aparelho podem improvisar com toalhas úmidas ou bacias com água para umedecer os cômodos da casa, especialmente os quartos na hora de dormir.

É importante consumir muita água nesse período e hidratar bastante a pele e os lábios.

FonteCorreio do Estado