ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE ABRIL TEM PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA, CULTURA NOS BAIRROS E EVENTO NO MEMORIAL INDÍGENA

O mês de abril foi movimentado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e nada mais justo que encerrar o período com um fim de semana repleto de programação cultural pela cidade.

Confira a programação completa das atividades culturais promovidas pela Prefeitura nos próximos dias:

QUINTA-FEIRA – 28/04 

II Semana Pra Dança: depois de uma primeira edição mais limitada por conta das medidas de isolamento contra o coronavírus, a Semana Pra Dança de 2022 traz três dias seguidos de apresentações presenciais na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio.

Serão cerca de 30 apresentações entre quinta, sexta e sábado, trazendo diversos gêneros e ritmos diferentes, performadas por algumas das principais companhias de dança da Capital.

O evento começa sempre às 20h e é gratuito. Serão colocadas 400 cadeiras para que os convidados possam assistir tudo confortavelmente.

Quinta Cultural: o grupo Sampri celebra 20 anos de carreira trazendo canções autorais e clássicos do samba para a Praça dos Imigrantes. Além de curtir a apresentação das três irmãs campo-grandenses, os visitantes poderão aproveitar os 28 estandes da praça, com opções de artesanato, utilitários e lanches.

A Praça dos Imigrantes fica na Rua Rui Barbosa, esquina com a Joaquim Murtinho, no Centro. O show está programado para começar às 19h.

SEXTA-FEIRA – 29/04 

Premiação das escolas de samba e Mostra de Fantasias Carnavalescas: após três noites de desfile e a apuração no Teatro de Arena do Horto Florestal – onde a Deixa Falar foi coroada a campeão do Carnaval 2022 –, a Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca CG), junto da Sectur e do Governo do Estado, promove uma mostra de fantasias no Armazém Cultural.

As oito escolas que passaram pela avenida devem exibir com mais detalhes alguns dos trajes utilizados pelos foliões. Além disso, será feita a premiação oficial das campeãs deste ano. A trilha sonora fica a cargo das baterias das agremiações e do grupo Sampri, que nasceu justamente dentro de uma família repleta de ritmistas apaixonados pelo Carnaval.

O Armazém Cultural fica na Avenida Calógeras, 3.065, no Centro – logo ao lado da Feira Central. O local estará aberto ao público, com entrada gratuita, a partir das 19h.

Sextou na Praça: o dia 29 marca o retorno do Sextou na Praça, tradicional evento cultural na Praça Ary Coelho que ocorre em parceria com o Sistema Comércio – Fecomércio MS e Serviço Social do Comércio (Sesc MS).

Ainda no clima de Carnaval, as atrações da noite serão o cantor e compositor Gideão Dias e o Grupo Pagodiô, trazendo o melhor do samba e do pagode para o centro da cidade. As apresentações começam às 18h30 e a entrada é gratuita. O endereço é na Rua 14 de Julho, esquina com a Avenida Afonso Pena.

SÁBADO – 30/04 

Sábado no Agito: O projeto Sábado no Agito retorna em 2022 para a sua primeira edição. Os moradores do Bairro São Conrado poderão participar de uma oficina de dança urbana, ministrada pelos bailarinos da Cia. Dançurbana, e acompanhar o espetáculo teatral “O Grandioso Mini Cirquim”, estrelado pelo grupo Circo do Mato.

As atividades começam às 16h, na Rua Pampulha, n.º 859. Tanto a participação na oficina quanto a presença na peça são gratuitas.

Festival Cultural dos Povos Indígenas: a comemoração do Dia dos Povos Indígenas ficou para o último dia do mês no Memorial Indígena Cacique Enir Terena na Aldeia Urbana Marçal de Souza. O festival contará com atividades a partir de 8h30 e que vão até as 21h, com uma estrutura de 10 tendas para exposição de produtos de artesanato feitos pela comunidade.

Os presentes poderão acompanhar a execução de canções e orações na linguagem terena, apresentações de dança e um culto religioso. Haverá também um almoço dançante, entre 11h30 e 14h, em que o Grupo Nação Ativa fará uma apresentação para animar o ambiente.

O evento será dia 30 de abril, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, situado na Rua Galdino Pataxó, n.º 131, no Bairro Tiradentes.

FonteAgência Municipal de Campo Grande