Último dia de folia tem desfile das favoritas e Cordão da Valu

Expectativa é de que público seja maior do que nos dias anteriores

Bloco Capivara Blasé reuniu milhares de pessoas na Esplanada Ferroviária, na tarde de ontem - Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

Depois do público recorde no último sábado (2), o Cordão da Valu volta a agitar o Carnaval de Campo Grande hoje. Também haverá o último dia de desfile das escolas de samba da Capital, que prometem um show de criatividade na avenida.

O Cordão da Valu toma as ruas da Esplanada Ferroviária a partir das 14h, mas não haverá cortejo, como de costume. No último sábado (2), o bloco arrastou uma multidão de 40 mil pessoas.

Ontem, no mesmo local, foi a vez do Capivara Blasé animar os foliões. O grupo de mais de duas mil pessoas percorreu as ruas Calógeras, Antônio Maria Coelho e retornou para a Esplanada pela Av. Mato Grosso, entrando na Rua 14 de Julho. As crianças tiveram preferência e saíram à frente com seus pais.

A família de professores não se deixou intimidar pela falta de fantasias e inventou personagens para fazer parte da brincadeira. “Eu vim de abacaxi, ela de anos 60 e ele de… pai”, comentou a professora Rita de Fátima, sobre as fantasias dela, da filha e do marido.

Além de equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, o local foi vigiado por 50 seguranças que foram pagos pela prefeitura para reforçar o patrulhamento. O vigilante Jamil Teixeira disse que nas primeiras horas do evento foram apreendidos canivetes, bombas, facas, punhais e brinquedos perigosos que poderiam machucar pessoas.

DESFILE

O desfile das escolas de samba da Capital continua hoje, na Avenida Alfredo Scaff, no Bairro Santo Amaro – próximo à Praça do Papa. O local tem 1,5 mil lugares. A Liga das Entidades Carnavalescas da Capital (Lienca), que organiza o evento, prevê o início das apresentações a partir das 20h.

A Vila Carvalho, que este ano comemora 50 anos, está entre os destaques. Outras escolas tradicionais também estarão presentes, como a Igrejinha e a Unidos do Cruzeiro.

Já a Deixa Falar vai tentar repetir a boa apresentação do ano passado, quando saiu campeã do Carnaval campo-grandense. Uma das novidades deste ano é que todas as oito escolas estão no mesmo grupo, sem divisão de acesso. No entanto, no regulamento, quem ficar em último (8º lugar) na competição perderá 30% dos recursos no Carnaval 2020. Este ano, a prefeitura prometeu repassar R$ 300 mil, e o governo do Estado, R$ 380 mil, valores destinados à infraestrutura dos desfiles e ao preparo das escolas de samba.

FonteCorreio do Estado