TV ALMS exibe programas sobre empreendedorismo e lei da gratuidade em ônibus

A TV Assembleia reestreia neste final de semana o Programa Considerações, que volta à grade de programação com formato e cenário novos. O telespectador também poderá conferir matéria sobre uma lei que estende o benefício da gratuidade ou desconto em ônibus intermunicipais de Mato Grosso do Sul a acompanhantes de pessoas, que já contam com esse benefício, e ainda novas edições do programa Em Pauta.

Considerações – Com produção, reportagem e apresentação, respectivamente, das jornalistas Marineiva Rodrigues, Karine Cortez e Fernanda Kintschner e finalização de Marcelo Barreto, o programa vai abordar o empreendedorismo. O foco principal são os jovens empreendedores.

Gravado em estúdio, o Programa Considerações vai contar com a participação de Patricia Pereira, analista técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) e gestora do programa Educação Empreendedora. Segundo ela, um dos principais objetivos do projeto é capacitar professores para desenvolver a disciplina de empreendedorismo desde o ensino fundamental nas escolas do Estado.

No programa, que estreia neste sábado, o telespectador vai conferir depoimentos de jovens empreendedores, além da psicóloga Ediane Palhano e alunos e professores da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), que trabalha com bastante intensidade o tema em sala de aula. “Não se ensina ninguém a ser empreendedor, mas sim criar oportunidades para jovens se tornarem empreendedores”, explicou Ediane em entrevista ao Considerações.

A lei estadual 4.978/2017, do deputado Marcio Fernandes (PMDB), instituiu em Mato Grosso do Sul o Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor. Ela é uma ferramenta que colabora para a disseminação do empreendedorismo nas escolas e também é destaque no programa. Os horários de exibição neste final de semana são: sábado às 15h30 e 20h30 e domingo às 15h e 22h.

Em Pauta na AL – Nas edições do programa Em Pauta, produzido pela equipe de jornalismo da TV ALMS, os deputados estaduais falam sobre os principais assuntos discutidos por eles no âmbito da Assembleia Legislativa, além de informarem os telespectadores sobre suas principais ações parlamentares para o benefício da população.

Já estão no ar três novas edições do programa, que têm sido exibidas aleatoriamente na grade da TV ALMS. Em uma delas, o deputado Onevan de Matos (PSDB) fala sobre emendas parlamentares destinadas à implantação de sistema de videomonitoramento nas escolas públicas de MS.

Na segunda, o parlamentar Coronel David (PSC) explica mais a respeito de projeto de lei de sua autoria que trata da criação do Cadastro Estadual de Pedófilos, visando reunir dados sobre criminosos condenados pela justiça. Por fim, o deputado Renato Câmara (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária, comenta a respeito dos trabalhos do grupo e quais os principais objetivos.

Benefício em ônibus – A lei 4.818, de 8 de março de 2016, de autoria do deputado Lidio Lopes (PEN), estende o benefício da gratuidade ou desconto em ônibus intermunicipais estaduais a acompanhantes de passageiros que já contam com a passagem livre. Mais informações sobre ela podem ser conferidas em matéria do programa É Lei, produzido pelo jornalista João Humberto.

A repórter Talitha Moya entrevistou um cego e um cadeirante que usufruem da passagem gratuita em ônibus intermunicipais. Pelos depoimentos deles, o telespectador poderá entender um pouco mais sobre a importância da lei, que garante esse benefício a idosos, pessoas com deficiência e integrantes de camadas mais vulneráveis da sociedade.
Você pode assistir a TV Assembleia no YouTube ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Fonte: Agência ALMS – João Humberto   Foto: TV ALMS