Troféu Zumbi dos Palmares homenageia 30 personalidades pelo Dia da Consciência Negra

Trinta personalidades foram homenageadas com o Troféu Zumbi dos Palmares, na última sexta-feira (19), pelo Dia da Consciência Negra, em sessão solene, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), a reunião comemorativa contou com a presença de artistas, professores e lideranças que são referências na luta pelo combate ao racismo. A celebração foi instituída pelo Parlamento Estadual, por meio da Resolução 36/2009. É, portanto, mais de uma década do ato de reconhecimento.

O deputado lembrou a importância do 20 de Novembro e das constantes lutas para o seu reconhecimento pela sociedade.

“Momento de reflexão, de discussão, de busca de alternativas para fazer com que o povo negro pudesse ser incluído de uma forma digna na sociedade brasileira e que os indicadores sociais e econômicos, perversos com esse seguimento da nossa sociedade, demonstram ainda hoje que mesmo com 40 e 50 anos de luta assídua na história recente do nosso país, nós temos muito o que fazer e avançar ainda”.

Apesar dos obstáculos, a data é um importante instrumento de consolidação das reivindicações do povo negro. “A luta trouxe o racismo para o centro do debate!”, destacou.

Homenageados – Representando os homenageados, o doutor Reinaldo dos Santos, resgatou o passado de crueldade e exploração dos negros. “É sempre bom mencionar o passado que grande parte desse nosso País, dessa nossa nação, de dificuldade, de violência, de sofrimento, de direitos negados e esse passado influencia até hoje. Em um dia de homenagem como o de hoje, é importante lembrar as pessoas que tombaram com o gripo de protesto sufocado na garganta”.

Também foram homenageados: Idalina da Silva; Sebastião Alves Mateus; Cecília Maria Pinto do Nascimento; Dr. Marcos André Sant’Ana Cardoso; Professora Vera Lucia dos Santos; Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus – Tia Eva – C. Grande; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul; Professora Isabela de Lourdes Silva Dantas Fernandes; Instituição Ilê Axé Angola Megemulebaonã; Severina da Silva e Inara  Silva

Além de Osvair Barbosa da Silva; Comissão da Igualdade Racial – OAB; vereador Breno César Vitório Gonçalves; Lorival Rocha da Cruz; Nivaldo Cezar da Silva; Plinio Roberto Silva; Creuza Elizabeth da Matta; Laurentino Rodrigues de Lima; Carla Alexandra Rodrigues; Mariana Castelar de Oliveira Costa; Naiara da Silva Fonteles; Josimar Flor de Araujo; Eurídio Ben-hur Ferreira; Nélcia Rita Franco; Silvia Regina do Nascimento Salgueiro; Diego Lucas Barbosa; Silvana de Souza Ramos e Fernanda Moreira da Silva.