Tom Brady se torna o 1º a lançar 600 touchdowns na NFL, e Bucs vencem os Bears

A longevidade de Tom Brady o permite alcançar marcas que antes pareciam impossíveis para um jogador da NFL. Quando encontrou Mike Evans para touchdown na partida deste domingo contra o Chicago Bears, Brady se tornou o primeiro quarterback na história a alcançar a marca de 600 passes para touchdowns na carreira.

E mais importante, o feito veio numa vitória. O Tampa Bay Buccaneers não tomou conhecimento dos Bears e venceram por 38 a 3. Tom Brady deixou a partida com 602 passes para TD na carreira, tendo conseguido quatro no jogo deste domingo, três para Mike Evans.

O mais inusitado da marca de 600 touchdowns foi Evans não saber que se tratava do recorde, dando a bola para um torcedor na arquibancada. Um funcionário dos Bucs foi até o homem e conseguiu negociar para pegá-la de volta, oferecendo a ele outra bola oval e uma jersey autografada.

Segundo Ken Goldin, especialista em leilão de itens esportivos, essa bola poderia alcançar mais de US$ 500 mil (R$ 2,8 milhões) no mercado.

São 59 com a camisa dos Buccaneers até agora e 541 pelo New England Patriots, time que defendeu durante 19 anos e conquistou seis Super Bowls. Esses números se referem apenas à temporada regular, confira o ranking:

Top 10 – Passes para TD na NFL

Quarterback Passes p/ TD
1 Tom Brady* 602
2 Drew Brees 571
3 Peyton Manning 539
4 Brett Favre 508
5 Aaron Rodgers* 424
6 Philip Rivers 421
7 Dan Marino 420
8 Ben Roethlisberger* 403
9 Eli Manning 366
10 Matt Ryan* 357

*-quarterbacks ainda ativos na NFL

Tom Brady — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Tom Brady — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

O alvo favorito de Tom Brady, como não poderia deixar de ser, é Rob Gronkowski. O tight end recebeu 89 passes para TD do quarterback, o que o coloca com folga como o maior recipiente de touchdowns de Brady. Randy Moss vem atrás com 39 e Julian Edelman completa o “pódio” com 36.

A partida também bateu outro recorde: o de maior diferença de idade entre os dois quarterbacks titulares. Aos 44 anos, Tom Brady nasceu 21 anos e 214 dias antes de Justin Fields, que tem apenas 22.

O jogo

 

Os Bears começaram com a bola, mas não conseguiram nada mais que um 3 and out. Após um bom retorno de punt que já colocou os Bucs no campo de ataque, Leonard Fournette correu até a endzone abrindo 7 a 0 para Tampa Bay.

As duas equipes trocaram punts nas campanhas seguintes até que Justin Fields lançou uma interceptação. Tom Brady aproveitou a oportunidade e conseguiu o seu 599º passe para touchdown em temporada regular, para Chris Godwin, fazendo 14 a 0.

Chicago cometeu mais um turnover logo em seguida. Justin Fields sofreu fumble, forçado por Shaq Barrett e recuperado por Vita Vea. Os Bucs mais uma vez não desperdiçaram a oportunidade e Brady conectou com Mike Evans para o touchdown, o 600º da carreira do quarterback em temporada regular, abrindo 21 a 0.

Tom Brady comemora com Mike Evans o 600º passe para touchdown  — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Tom Brady comemora com Mike Evans o 600º passe para touchdown — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

O dia não estava fácil para Fields. Antes do intervalo o calouro sofreu mais um fumble, o seu terceiro turnover na partida, forçado por Jason Pierre-Paul e recuperado por Shaq Barrett. Dessa vez, no entanto, os Bucs não conseguiram aproveitar, errando o field goal após recuperar a bola.

Na campanha seguinte Chicago conseguiu avançar o suficiente para converter um field goal. Logo depois, Tampa respondeu com mais um touchdown de Tom Brady para Mike Evans, abrindo 28 a 3. E antes do intervalo ainda haveria tempo para mais um TD de Brady para Evans, fazendo 35 a 3.

Mike Evans recebeu três passes para touchdown no primeiro tempo — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Mike Evans recebeu três passes para touchdown no primeiro tempo — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

Com 35 a 3 no placar, o Chicago Bears precisaria literalmente igualar a maior virada na história da NFL para vencer o jogo. Em 1991 os Bills chegaram a estar perdendo também por 32 pontos, mas conseguiram a virar para cima do Houston Oilers.

Alcançar esse feito ficou impossível após Justin Fields lançar duas interceptações, uma no começo do terceiro quarto e outra na primeira jogada dos 15 minutos finais. Não demorou muito para os Bucs colocarem reservas em campo e a equipe com a vitória por 38 a 3.

Os quarterbacks

Tom Brady (TB) Justin Fields (CHI)*
Passes tentados 36 31
Passes completos 20 21
Jardas 211 180
Touchdowns 4 0
Interceptações 0 3
Rating 109.8 43.1