Thierry Henry levanta debate sobre saúde mental e defende Neymar: “Ele está pedindo ajuda”

O ex-atacante francês Thierry Henry levantou o debate sobre saúde mental dos jogadores de futebol. O auxiliar técnico da seleção belga usou o exemplo de Neymar, a quem demonstrou preocupação por conta de recentes entrevistas. Para Henry, o craque brasileiro “está pedindo ajuda”.

– Neymar tem falado muitas vezes em suas entrevistas recentes sobre seu bem-estar e sobre pressão. Então, meu primeiro pensamento é: ‘”Ele está bem? Ele fala, mas você pode ouvi-lo? Ele está pedindo ajuda”. Há coisas acontecendo em sua cabeça, como qualquer ser humano – disse Henry.

Neymar tem 18 jogos e apenas quatro gols e quatro assistências na atual pelo Paris Saint-Germain. O brasileiro passou longo período longe dos gramados por conta de uma lesão e ainda não mostrou seu melhor futebol em 2022, o que o leva a receber críticas. Para Henry, a questão vai além das quatro linhas. O ex-jogador francês citou também Lionel Messi.

– Quando falamos de Messi ou Neymar, jogadores excecionais, esquecemo-nos dessa dimensão. Quando Lionel chorou ao deixar o Barcelona, ​​não foi programado. Quando pensas que nunca vais sair de algum lugar e de repente acontece, ficas em choque emocional. As pessoas dizem que ele tem tudo o que precisa em Paris, mas não é tão simples – ressaltou o ex-atacante.

Mbappé, Messi e Neymar em ação pelo PSG — Foto: Getty Images

Mbappé, Messi e Neymar em ação pelo PSG — Foto: Getty Images

Thierry Henry fez 123 partidas com a camisa da França, com 51 gols marcados. O ex-jogador, que fez história pelo Arsenal da Inglaterra e também teve passagem marcante pelo Barcelona, conta que na sua época a questão da saúde mental era um grande tabu.

– Quando eu saí do Arsenal para o Barcelona demorei um ano até ficar bem. Cheguei lesionado, estava em processo de divórcio, tive que aprender um novo sistema. Era muito mais difícil, totalmente tabu. Até no vestiário. Chegavas lá e era: “Está bem? Sim”. Mesmo que as coisas não estivessem bem. Hoje, um jogador pode se abrir mais. Mas se disser que mentalmente não estava bem, o jogo seguinte vai exigir muito de ti. O que é que os torcedores vão cantar? Não é fácil te aceitarem como é – concluiu.

Thierry Henry levanta debate sobre saúde mental e defende Neymar — Foto: Getty Images

Thierry Henry levanta debate sobre saúde mental e defende Neymar — Foto: Getty Images