Terremoto atinge centro da Itália e é sentido em Roma

© Ansa Brasil

Um terremoto de magnitude 4,4 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira (7) a província de L’Aquila, no centro da Itália, já devastada por um abalo sísmico há pouco mais de 10 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o tremor ocorreu às 18h35 (horário local), com epicentro a 14 quilômetros de profundidade e cinco quilômetros a sudeste da cidade de Balsorano, de 3,4 mil habitantes.

Não há notícias sobre danos ou vítimas, mas o terremoto foi sentido inclusive em Roma, 120 quilômetros a oeste de Balsorano e onde o serviço de emergência recebeu dezenas de chamadas de cidadãos assustados.

Em 6 de abril de 2009, um tremor de 6.3 na escala Richter devastou a cidade de L’Aquila, capital da província homônima, e deixou 309 mortos e 1,6 mil feridos. A Itália fica em uma região de intensa atividade sísmica, na junção das placas tectônicas africana e eurasiática.

O país registrou 23.180 eventos sísmicos apenas em 2018, o que representa uma média de um a cada quase 20 minutos. A área adjacente à Cordilheira dos Apeninos, espécie de espinha dorsal que corta a Itália no sentido norte-sul e onde fica L’Aquila, é a de mais elevado risco no país.

“Trata-se de uma zona de alta periculosidade sísmica”, disse à ANSA o sismólogo Alessandro Amato, do INGV. (ANSA)

FonteANSAit