Stefani e Pigossi perdem para suíças e vão disputar o bronze em Tóquio

O sonho da medalha de ouro para Luisa Stefani e Laura Pigossi ficou para a próxima Olimpíada. Na manhã desta quinta-feira (29), as brasileiras tiveram um início de partida avassalador, mas perderam para as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3. Apesar da derrota, a dupla do Brasil ainda pode garantir um lugar no pódio em Tóquio.

As brasileiras, que no mínimo já igualaram a melhor campanha do país na modalidade – o quarto lugar de Fernando Meligeni em Atlanta 1996 -, podem seguir fazendo história e conquistar a medalha de bronze, que seria a primeira do Brasil no tênis em Olimpíadas. Para isso, precisarão bater as russas Elena Vesnina e Veronica Kudermetova.

Stefani e Pigossi nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Piroschka Van De Wouw / REUTERS

Stefani e Pigossi nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Piroschka Van De Wouw / REUTERS

O jogo

 

A dupla brasileira começou voando na partida. Firme nas devoluções e fechando a rede com maestria, quebraram duas vezes o saque das adversárias e abriram 4/0. A partir daí, as suíças entraram no jogo e diminuíram a desvantagem para 5/3. Stefani e Pigossi chegaram a salvar dois break points quando sacaram para o set, mas Bencic e Golubic acabaram empatando o placar e, dominando o duelo, viraram a parcial, fechando em 7/5.

O segundo set foi repleto de tensão e muito aberto. Com as suíças repletas de confiança e elevando o nível, as brasileiras mostraram muita capacidade mental para manter o jogo disputado e resistiram o máximo possível. Porém, Bencic e Golubic conquistaram a quebra no sexto game após duas duplas faltas de Luisa e fizeram 5/2. Controlando a liderança no placar, decretaram a vitória por 6/3.

Classificada para a decisão nas duplas, Bencic também está na final nas simples. Ela já garantiu mais duas medalhas para a Suíça, que desde 2008 subiu ao pódio na modalidade – duas vezes com ninguém menos que Roger Federer, ouro em Pequim com Stan Wawrinka e prata em Londres ao perder para Andy Murray.