Sob presidência do senador Nelsinho Trad, parlamentares debatem importância de cuidados com os rins

Sessão solene é dedicada à conscientização sobre doenças renais que podem ser prevenidas
O Senado Federal celebrou, hoje, em sessão especial realizada a pedido da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), o Dia Mundial do Rim que é comemorado no dia 10 de março. O senador Nelsinho Trad, médico urologista, foi escolhido para liderar o debate na Casa de Leis.
O parlamentar explica que a data foi criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia, para promover alerta mundial pela saúde renal. Segundo o senador, essa doença costuma ser diagnosticada em seu estágio avançado, quando já são necessários diálises ou mesmo transplante renal, porque não apresenta sintomas iniciais. “Conhecer os principais fatores de risco como hipertensão e diabetes mellitus e exames para diagnóstico podem ser determinantes para evitar a estimativa alarmante da Sociedade Brasileira de Nefrologia. A doença renal crônica poderá ser a 5ª maior causa de óbito no mundo em 2040”, disse.
Neste ano, o lema da campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) no Brasil é “Saúde dos rins para todos. Educando sobre a doença renal”. “A população em geral e pacientes renais crônicos precisam adotar uma vida mais saudável, integrar a doença renal crônica a programas de âmbito nacional para detecção precoce e rastreamento da doença. Assim, gestores públicos serão informados sobre o impacto da doença nos orçamentos e no sistema de saúde”, explicou.
Participaram da sessão os presidentes da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Osvaldo Merege Vieira Neto; Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados no Brasil, Maria de Lourdes da Silva Alves; Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal, Alexandre Lenin; Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, Marcos Alexandre Vieira; e o coordenador da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia, Senhor Sérgio Cleto.​
FonteAssessoria Senador Nelsinho Trad/ Neiba Ota