Sessão em Homenagem a policiais e bombeiros foi marcada por fortes emoções

O profissionalismo dos homens e mulheres que integram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul foi reconhecido na noite desta terça-feira (10) durante Sessão Solene na Assembleia (Alems). No total, 40 pessoas foram agraciadas com a Medalha “Jair da Cruz Abreu Holsbach”, no evento proposto pelo vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e de Defesa Social, deputado estadual Cabo Almi (PT).
“Isto é o mínimo que nós devemos fazer como legislador: recordar, reviver, enaltecer e levantar a autoestima daqueles que recebem a comenda, porque são profissionais muito cobrados e pouco reconhecidos, principalmente nos seus direitos”, afirmou o parlamentar que é o autor da Resolução 97/2013 que instituiu a medalha.
Durante a homenagem, Cabo Almi relembrou a trajetória profissional do sargento Jair Holsbach com quem teve oportunidade de trabalhar. “Quando cheguei a essa Casa Legislativa, queria fazer algo para reconhecer aqueles que dão suas vidas pela população”, explicou o deputado.
Muitos nomes surgiram em minha mente, todos merecedores, porém, pelas circunstâncias dos fatos e da amizade o nome dado para esta honraria recaiu no nome do sargento PM JAIR DA CRUZ ABREU HOLOSBACH, nascido em Iguatemi-MS, em 14.09.1956 (faleceu em 27.12.1989), filho de Adelfo Holosbach e Altemira Abreu Holosbach, foi casado com Alcilene Holosbach e pai de Anderson Nogueira Holosbach.
 Entrou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul em 22 de abril de 1981. Foi promovido ao posto de Cabo PM em 31.10.1984, e ao posto de 3º Sargento PM em 04.11.1988.
Como atleta da corporação, foi campeão Estadual, na modalidade de corrida entre 1984 e 1988, competiu na São Silvestre por 03 anos consecutivos e, obteve a melhor classificação de um sul-mato-grossense na competição, até os dias atuais.
Participou de várias competições, em outros Estados, sempre representando o MS e a Policia Militar, sendo premiado com mais de cinquenta troféus de campeão e aproximadamente 200 medalhas de ouro e prata, que fazem parte do acervo familiar.
Policial Militar exemplar, comprometido com a segurança pública e envolvido em ações sociais, doava às próprias roupas do corpo para socorrer aos necessitados.
Faleceu em 27 de dezembro de 1989, quando realizava uma operação de socorro para o hospital de duas pessoas acidentadas, quando a viatura da PM/MS, foi violentamente atingida por outro veículo no cruzamento da Rua Maracaju com Ernesto Gaisel, deixando o Sargento HOLOSBACH gravemente ferido, indo a óbito no mesmo local do acidente, trajado com a farda da nossa gloriosa polícia militar de Mato Grosso do Sul. Assim se despediu o guerreiro da paz, concluiu Cabo Almi.
Filho do sargento que dá nome à medalha, Anderson Leão Nogueira Holsbach agradeceu a homenagem feita ao militar falecido em 1989, vítima de acidente de trânsito no exercício da função. “Para nós é uma alegria muito grande, embora isso tudo culminou por causa de uma tragédia que mexe muito com a família ao lembrar. Mas somos muito gratos por pensar que tudo o que ele fez está sendo valorizado.
Uma homenagem com o nome dele é a forma de manter vivo aquilo que ele tanto fez. É um momento de emoção e honra”, destacou. Anderson também falou aos homenageados. “Quero parabenizar vocês que abdicam de tantas coisas em nome da nossa sociedade. Quando vejo vocês recebendo essa medalha, é uma forma de eternizar a memória do meu pai. Quero agradecer ao deputado Cabo Almi e a essa Casa de Leis por essa homenagem”, afirmou.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Joilson Alves do Amaral, a honraria estimula os profissionais das corporações. “O trabalho das forças de Segurança Pública é muito desgastante e você ser reconhecido por esse trabalho é sempre muito importante para a profissão. É como se fosse um combustível para você se manter motivado e prestar um bom serviço à população”, ressaltou o militar que falou em nome dos homenageados. Além disso, o coronel destacou que o reconhecimento também reflete no comportamento dos militares. “Quem recebe a homenagem torna-se uma referência para os demais, isso gera uma corrente positiva internamente”, afirmou.
Também participaram da homenagem os deputados Lucas de Lima (Solidariedade); Marçal Filho (PSDB); Renato Câmara (MDB); Professor Rinaldo (PSDB); e Coronel David (PSL).
RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO MÉRITO POLICIAL E BOMBEIRO MILITAR
ADEMILSON DA COSTA RODRIGUES – Sgt PM;
ÁLASSON LUIZ INÁCIO DE ALVARENGA – Sgt PM;
ALEXANDRE BARBOSA DA SILVA – Investigador de Polícia Civil;
ANA TORRES – Sgt PM;
ARQUIMEDES LEITE DE ANDRADE SOBRINHO – Coronel BM;
CARLA LEITE – Tenente Coronel BM;
CARLOS SEBASTIÃO MATOSO BRAGA – Coronel da PM;
CLAUDEMIR DE MELO DOMINGOS BRAZ – Tenente Coronel PM;
EDMAR SOARES DA SILVA – Soldado PM;
EDMILSON LOPES DA CUNHA – Coronel PM
EDUARDO FERREIRA DOS SANTOS – Cabo PM;
ELTON THAIWAN ALVES ANTUNES – Polícia Militar
GISLOMAR ELIAS DA SILVA – Sgt PM;
HUMBERTO JOSÉ SEPA DE MATOS FILHO – Tenente Coronel BM;
IVANO MOREIRA RAULINO – Ex-superintendente da PRF;
JOÃO BATISTA PAES BARBOSA – Investigador de Polícia Civil;
JOILSON ALVES DO AMARAL – Coronel BM;
JOSÉ CUSTÓDIO VILELA FURTADO – Cabo PM
JOSÉ FLORÊNCIO DE MELO IRMÃO – Cabo PM;
JULIO CESAR TELES ARGUELHO – Subtenente PM;
MAGNO PAULO PEREIRA VALENTE – Investigador de Polícia Civil;
MARCOS CEZAR HOBEL ESCANAICHI – Tenente Coronel PM;
MARCOS RODRIGO ACOSTA DA SILVA – PRF;
MÁRIO SÉRGIO FLORES DO COUTO – Cabo PM;
MARTHA PANIAGUA RAMIRES PAÇO – Sgt PM;
MAURICIO PEPINO DA SILVA – PRF;
PAULO CÉSAR DE ALMEIDA SANTOS – Sgt PM;
RILDO DA SILVA NAZARETI – Cabo PM;
ROBERTO PEREIRA SANCHES – Sgt PM;
ROBERTO SANTANA DE SOUZA – Sgt BM
RODRIGO NASCIMENTO BONFIM – Cabo PM;
ROGERIO DE OLIVEIRA LUSENA – PRF;
SIDINEI BARBOZA – Coronel BM;
TEODORO CARAMALAC NETO – Capitão PM;
TEÓFILO GONÇALVES RAFAEL DA SILVA – Cabo PM;
THIAGO MÔNACO MARQUES – Tenente PM;
VANESSA MOREIRA DE ARAUJO – PRF;
WASHINGTON LUIZ MACIEL PEREIRA –  Sgt PM
WYLLIAM MARQUES DE CARVALHO– Cabo PM;
WESLER RICARDO PRACIDELLI – Sgt PM;
FonteAssessoria Deputado Estadual Cabo Almi