Secretário de Saúde de MS embarca para SP para buscar 97 mil doses de vacina contra Covid-19

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, embarcou para São Paulo, na tarde deste domingo (17), para buscar 97 mil doses da vacina contra a Covid-19, do Instituto Butantan, CoronaVac. A distribuição aos estados está prevista para começar nesta segunda-feira (18), a partir das 7h (hora Brasília), segundo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Resende deve retornar à Mato Grosso do Sul ainda nesta segunda-feira (18) trazendo as doses. De acordo com o que está previsto no plano de distribuição de vacinas do estado, os imunizantes devem ser entregues aos municípios em até 48 horas após a chegada à capital.

O diretor de Saúde da Ses, Marcelo Fraiha diz que o estado pretende distribuir as vacinas em 24 horas. “Essa ação é uma estratégia inédita. Uma estratégia de imunização leva-se de duas a três semanas para distribuição, mas nós queremos fazer em 24 horas. O emprego das forças de segurança pública irá garantir isso”.

O plano preliminar de vacinação estadual já está pronto e apresenta que para imunizar todas as pessoas dos grupos prioritários com duas doses, o estado diz que tem que receber 1.781.246 doses da vacina, segundo aquilo que foi informado pelo Ministério da Saúde ao Supremo Tribunal Federal. Para a primeira fase, dos grupos de risco, e aplicando apenas uma dose, serão necessárias 211.633 vacinas.

Ainda conforme a Ses, o estado terá uma reunião nesta segunda-feira (18) com o Ministério da Saúde para alinhar detalhes da imunização. O uso emergencial da CoronaVac foi aprovado pela Anvisa na tarde deste domingo (17).

FontePor G1