SBPC: Vice-reitora da UFMS divulga o maior evento científico da América Latina que acontece na Capital

Pela primeira vez Mato Grosso do Sul recebe o maior evento científico da América Latina e o terceiro maior do mundo. E, durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), a vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Celeste Ferreira falou na Tribuna sobre a programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece do dia 22 a 27 de julho, na UFMS da Capital, e terá como tema Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento. O convite para falar do evento foi feito pelo vereador Betinho.

Na programação da SBPC constam conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil.

A vice-reitora falou da importância da reunião que acontece pela primeira vez no estado de Mato Grosso do Sul. “Quero falar da importância da realização da SBPC no Estado. Com mais de 13 mil inscritos, teremos mais de 250 atividades, entre palestras, mesas redondas, minicursos e conferências e, mais de 5 mil metros quadrados de estrutura na universidade para visitação”, detalhou.

Estão previstas, por exemplo, as sessões “Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro”, “Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia”, “Bioprospecção de produtos naturais”, “Biodiversidade e bioinformática”, entre outras, que debaterão biomas, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa. Também serão debatidos temas como “Práticas de lazer em culturas tradicionais: corpo, diversidade étnico-racial, construção identitária e desenvolvimento social”, “Violência e desterritorialização: indígenas, quilombolas, agricultores familiares e o crescimento de tensões sociais no campo brasileiro”, a “História do movimento negro em Mato Grosso do Sul”.

A vice-reitora destacou a oportunidade que o evento proporciona para visibilidade do potencial do Estado. “A Ciência está em tudo e a educação também, contamos com a participação de todos estados brasileiros, é uma grande oportunidade para visibilidade do potencial de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Ainda estão previstas sessões para discutir a situação política atual do País, como o “Balanço das ações em C&T do novo governo”, e “Os primeiros seis meses do novo governo: um balanço das ciências sociais”, “A crise da democracia no Brasil” e  “Como a ciência pode contribuir para as políticas públicas”. Estão previstos ainda debates sobre Educação, como discussões sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), políticas e expansão da educação superior, avanços e desafios da educação básica no País e os “desafios da educação matemática nas escolas multiculturais e inclusivas do Século XXI”.

Para as celebrações importantes da ciência em 2019, estão programadas sessões especiais, como uma  homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou  a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A edição deste ano da Reunião Anual terá também 44 minicursos.

“Pela primeira vez em 71 anos as inscrições para participar do evento são gratuitas e online”, explicou Camila Ferreira. As inscrições online para 71ª Reunião Anual da SBPC permanecem abertas até 19 de julho.  São gratuitas e dão direito apenas ao certificado online de participação.  Quem perder o prazo online, poderá ainda se inscrever presencialmente durante o evento, nos dias 21 a 26 de julho, na Secretaria de Credenciamento, na UFMS. Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/.

FonteCâmara Municipal de Campo Grande / (Assessoria de Imprensa (UFMS)/ Assessoria da Câmara Municipal