Sarau Delas faz uma reflexão sobre os estigmas, preconceitos e a lesbofobia

A Praça Cuiabá – “Cabeça de Boi” recebeu no fim de semana o evento Sarau Delas – Dia da Visibilidade Lésbica. O Evento existe para ser um marco do movimento das lésbicas no país, sendo um momento de discussão e reflexão sobre os estigmas, preconceitos e a lesbofobia que ainda permeiam a questão.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e bissexuais é uma data estabelecida no Brasil criada por ativistas lésbicas e bissexuais brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais –Senale, ocorrido em 29 de agosto de 1996.

Para a Coordenadora de Políticas publicas LGBT do município de Campo Grande, Cris Stefanny o Sarau Delas foi criado com forma de empoderamento e reconhecimento dos Direitos Humanos das pessoas Lésbias e LGBT, e ressalta que a Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Subscretaria de Direitos Humanos respeitam o direito dessas pessoas.

Para o Subsecretario de Defesa dos Direitos Humanos, Junior Coringa eventos como estes servem para lembrar a todos que a discriminação e o preconceito devem ser abolidos do nosso dia a dia, e que é o nosso papel e fomentar as políticas públicas já existentes e auxiliar na elaboração de novas políticas.

Em 2003, por ocasião da morte da ativista lésbica Rosely Roth, houve ainda a iniciativa de consagrar o dia 19 de agosto dia nacional do orgulho lésbico. Nesse dia em 1983, ativistas lésbicas lideradas por Rosely e acompanhadas de participantes de outros movimentos sociais ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes, com muita música e apresentações culturais, para a DJ Amanda Ditman que participou do evento, falou da importância do Sarau para as Lésbicas e toda a comunidade LGBT de Campo Grande e convida todos a participarem dos próximos.

FonteAgência Municipal de Notícias de Campo Grande