Rússia diz que vai atacar locais onde funcionam serviços de segurança em Kiev, dizem agências

‘Se Putin acha que vai fazer a Otan recuar, ele está enganado’, diz Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que não entrará em conflito com o Exército russo na Ucrânia e que as medidas tomadas até o momento estão ocorrendo dentro das fronteiras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Além disso, Johnson também disse que “se Putin acha que vai fazer a Otan recuar, ele está enganado”.

“As medidas são nada mais do que medidas defensivas, que têm sido a essência da Otan há mais de 70 anos”, disse durante uma visita à Estônia, para onde o Reino Unido enviou tropas.

“Quero ser claro: não vamos lutar contra as forças russas na Ucrânia e nossos reforços, incluindo esses aqui em Tapa [cidade da Estônia], estão firmemente dentro das fronteiras dos membros da Otan”.

Secretário de Estado dos EUA diz que ‘crimes’ da Rússia aumentam a cada hora

Anthony Blinken disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que os “crimes” cometidos pela Rússia durante a guerra estão aumentando a cada hora, atingindo civis, hospitais, escolas e prédios residenciais.

O secretário de Estado dos EUA também disse que o debate do Conselho, previsto para a próxima quinta-feira (3), é “um passo importante para garantir a documentação dos fatos e a prestação de contas” por parte da Rússia.

“Nós devemos enviar uma mensagem resoluta e unificada para o presidente Putin e dizer que ele deve parar incondicionalmente com isso”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto de 28 de fevereiro mostra crianças com câncer com cartazes que dizem ‘Pare a guerra’.

O registro foi feito pela agência France Presse em abrigo antiaéreo localizado em um centro de oncologia em Kiev.

Crianças que lutam contra o câncer seguram cartazes onde se lê 'Pare a guerra', no abrigo antiaéreo localizado no porão de um centro de oncologia em Kiev

Crianças que lutam contra o câncer seguram cartazes onde se lê ‘Pare a guerra’, no abrigo antiaéreo localizado no porão de um centro de oncologia em Kiev (Foto: Aris Messinis/AFP)

Chanceler chinês telefona para ministro ucraniano e diz lamentar conflito

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, telefonou para seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, nesta terça-feira, e pediu uma resolução do conflito por meio de negociação – anunciou a imprensa estatal, mostrando o esforço de Pequim de manter um certo equilíbrio diplomático.

Wang Yi também disse a Kuleba que Pequim “lamenta profundamente este conflito que eclodiu entre Ucrânia e Rússia e presta extrema atenção à dor sofrida pelos civis”, informou a emissora estatal CCTV.

O chanceler chinês pediu aos dois países que “encontrem uma forma de resolver o problema mediante negociações”, acrescentou a mesma fonte.

Tropas russas e separatistas se unem na costa ucraniana do mar de Azov

Tropas russas e forças separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia conseguiram se unir na estratégica zona litorânea do Mar de Azov, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

Forças do território separatista de Donetsk “se somaram às unidades militares das Forças Armadas da Federação Russa, que assumiram o controle das zonas ucranianas ao longo do Mar de Azov”, informa um comunicado russo.

Volnovakha, uma localidade de 20 mil pessoas a uma hora de estrada do norte de Mariupol, foi “destruída” hoje, de acordo com o governador ucraniano da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko.

Volnavakha e Mariupol ficam entre o território controlado por rebeldes separatistas pró-Rússia do leste e a península da Crimeia. Esta última foi anexada por Moscou em 2014.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 600 mil refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) informou que 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos seis dias.

Todos os países vizinhos mantiveram até o momento as suas fronteiras abertas para os refugiados. A maioria das pessoas fugiu para Polônia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslováquia.

Uma mulher abraça uma menina enquanto refugiados da Ucrânia esperam por transporte na fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia, em 1º de março de 2022

Uma mulher abraça uma menina enquanto refugiados da Ucrânia esperam por transporte na fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia, em 1º de março de 2022 (Foto: Nikolay Doychinov/AFP)

Zelensky pede ajuda da Alemanha para ‘fechar os céus’ de seu país

O presidente Volodymyr Zelensky conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e pediu ajuda para proibir os voos de aviões russos nos céus da Ucrânia.

“Falei sobre os ataques que os russos fizeram contra bairros de cidades ucranianas durante as negociações de paz, enfatizei a necessidade de proteger o céu da Ucrânia”, disse ele.

Segunda rodada de conversas acontecerá na quarta-feira, diz agência de notícias russa

Uma segunda rodada de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia para tentar interromper a invasão do território ucraniano deve acontecer na quarta-feira (2), segundo a agência de notícias russa Tass, que citou uma fonte do lado russo das conversas.

A primeira rodada ocorreu na segunda-feira, e não teve nenhum resultado definitivo. Os dois lados afirmaram que iriam marcar um segundo encontro.

FontePor G1