Resumo
-
Elizabeth II morreu aos 96 anos em um castelo na Escócia. Seu filho herdou o trono e se tornou rei Charles III.
-
No sábado (10), o rei Charles III foi formalmente proclamado monarca em uma cerimônia em Londres conhecida como Conselho de Adesão.
-
Em Holyroodhouse, palácio que foi fundado como um mosteiro em 1128, o corpo da rainha descansará na Sala do Trono.
-
Em 70 anos de reinado, Elizabeth II atravessou guerras e virou ícone pop. Veja o especial do g1
Rei chega à Escócia
O avião do rei Charles III chegou neste momento em Edimburgo, na Escócia. Agora, o monarca e sua esposa, a rainha consorte Camilla, irão ao Palácio de Holyroodhouse, onde corpo da rainha está.
Um grupo de atiradores de elite foram vistos no topo de um prédio próximo ao Palácio de Holyroodhouse, onde está o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II.
Esses homens armados com rifles seguem por lá para garantir a segurança do local e do corpo da monarca.
Charles III já chegou à cidade e em breve deve acompanhar o cortejo fúnebre que levará o corpo até a catedral de Saint Giles.
Avião com Rei Charles III decola da base RAF Northold
O avião que leva o Rei Charles III deixou a base RAF Northold, em Londres.
Rei Charles III chega ao aeroporto
O Rei Charles III acaba de chegar à RAF Northolt, em Londres, de onde irá de avião para Edimburgo, na Escócia.
Chegando em Edimburgo, ele deve se dirigir ao Palácio Holyroodhouse onde acompanhará, ao lado de outros membros da família real, um cortejo fúnebre do corpo rainha de lá até a catedral de Saint Giles, em Edinburgo.
Lá, haverá uma missa seguida de um velório aberto ao público.
Parlamento expressa condolências ao rei
O rei Charles III e os parlamentares do Reino Unido estão reunidos no Palácio de Westminster, em Londres, onde os membros do Parlamento prestam condolências oficiais ao monarca pela morte de Elizabeth II.
O novo rei chegou ao palácio acompanhada de sua mulher, a agora rainha consorte Camilla.
Após a cerimônia, Charles III voará de volta à Escócia, onde acompanhará, ao lado de outros membros da família real, um cortejo fúnebre do corpo rainha do Palácio de Holyroodhouse até a catedral de Saint Giles, em Edinburgo.
Lá, haverá uma missa seguida de um velório aberto ao público.
Bom dia. Retomamos a cobertura das homenagens à rainha Elizabeth II, morta na quinta-feira (8) aos 96 anos.
Príncipe William diz estar honrado pela nomeação a príncipe de Gales
O príncipe William disse estar honrado por ser o novo príncipe de Gales ao conversar com o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, neste domingo, informou o Palácio de Kensington em comunicado.
William recebeu o título, anteriormente mantido por seu pai por mais de 50 anos, após a morte de sua avó, a rainha Elizabeth, na quinta-feira.
“O príncipe reconheceu a profunda afeição dele e da princesa pelo País de Gales, tendo feito sua primeira casa de família em Anglesey, inclusive durante os primeiros meses da vida do príncipe George”, disse o comunicado.
“O príncipe e a princesa passarão os próximos anos e meses aprofundando seu relacionamento com as comunidades em todo o País de Gales. Eles querem fazer sua parte para apoiar as aspirações do povo galês e destacar os desafios e oportunidades à frente deles.”
Cortejo chega ao Palácio de Holyroodhouse
Depois de mais de seis horas de viagem, o carro funerário chegou a Holyroodhouse, palácio que foi fundado como um mosteiro em 1128. Na residência oficial da família real na Escócia, o corpo da rainha descansará na Sala do Trono.
O caixão também deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda. Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.