Rebeca Andrade e a escolha de se arriscar para vencer: ‘Decidi competir sem enxergar direito’

Por Manuela Azenha, redação Marie Claire — do Rio de Janeiro

 

Conseguir um horário com Rebeca Andrade não é tarefa fácil. Em ano olímpico, uma missão quase impossível. O primeiro turno de treino da maior ginasta brasileira da história vai das 8 horas ao meio-dia, quando pausa para almoçar, fazer terapia – que realiza quinzenalmente desde os 13 anos – e descansar. Volta para malhar às 15 horas e então começa mais uma leva de treinos, das 16 às 19h30. O único dia livre é domingo, com tardes de folga às quartas e aos sábados.

Rebeca chegou ao estúdio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde foram feitas as imagens desta capa de fevereiro de Marie Claire, do jeito que sempre está: alegre, de sorriso aberto e com o tempo contado no relógio. Vestindo uma camiseta branca curta, calça jeans surrada e tênis branco, a atleta de 24 anos e 1,55 metro poderia ser facilmente confundida com uma estudante vindo da faculdade.

A pressa no horário de saída desta vez não é por causa de um compromisso esportivo. Rebeca precisa buscar seus cachorros, Lázaro, um border collie, e Snow, um west terrier, na creche onde passam o dia. Em homenagem a eles, fez uma tatuagem no antebraço: uma mão segurando uma pata de cachorro, envolvida por uma linha vermelha, símbolo de “conexão de sangue”, ela explica. Também usa um colar com um pingente de cachorro, presente dado pelo treinador da vida inteira, Xico Porath. “O Lázaro é a Rebeca adulta, cansada. Já o Snow sou eu criança, revoltada. Não para quieto por um minuto”, conta a ginasta.

Após o Natal com a família em sua cidade natal, Guarulhos, São Paulo, Rebeca treinou até o dia 30 de dezembro e passou a virada de ano em Maricá, região metropolitana do Rio, com Xico, a quem tem como um pai, familiares dele e amigos. No dia 3 de janeiro já estava de volta ao ginásio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vizinho do apartamento onde vive na Barra.

Rebeca Andrade usa vestido Prada — Foto: Marcus Sabah (NO TITLE.)
Rebeca Andrade usa vestido Prada — Foto: Marcus Sabah (NO TITLE.)