Projeto “Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas” beneficia escolas na região norte do Estado

Com enfoque na bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4) de Coxim, colocou em prática uma importante iniciativa, neste mês de setembro. O projeto “1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas”, com subtema “Hortas”, envolveu estudantes matriculados em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio em cinco unidades escolares localizadas na região norte do Estado.

O trabalho contou com a participação da EE Santos Dumont (Costa Rica), EE Francisco Ribeiro Soares (Pedro Gomes), EE Silvio Ferreira (Coxim), EE Vergelino Mateus de Oliveira (Rio Verde de Mato Grosso) e EE Thomaz Barbosa Rangel (Rio Verde de Mato Grosso). “A fórmula de sucesso dessa empreitada pode parecer simples, mas exige muita motivação e ações ininterruptas. O sustento desta iniciativa é formado por professores, pesquisadores apaixonados pelo que fazem e pelo empenho dos estudantes de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio que já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia”, disse a coordenadora da CRE-4, Maira de Quevedo.

Publicidade

A implantação das hortas simbolizou um ponto de partida para incentivar grandes mudanças no comportamento dos estudantes e introduzir melhores práticas pedagógicas e de gestão ambiental nas escolas estaduais de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica e Pedro Gomes. No avanço do projeto foram incluídas ações como preparação de irrigação, criada pelos estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares e da EE Silvio Ferreira, fazendo uso de equipamentos reciclados.