Profissionais da segurança pública participam de evento sobre saúde mental

“Valorização da vida, valorização da existência, valorização do humano”. Essas foram as palavras iniciais que a renomada pós-doutora em psicologia pela USP, Karina Okajima Fukumitsu, utilizou a respeito da importância do seminário sobre ‘Saúde Mental e Gerenciamento de Crises Existenciais’ para os integrantes das forças de segurança.

O evento que acontece nesta sexta e sábado é uma realização da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial).

“Quando a gente traz um convite para a humanização, para a valorização dessa existência, olhando no olho, falando você é importante, eu te vejo, quando uma pessoa começa a ser vista mais que a profissão, mais do que o cargo que ela ocupa, aí a gente começa a garantir esse trabalho de valorização da vida, de prevenção ao suicídio. É importantíssimo que toda a comunidade, toda a equipe esteja envolvida para que a gente possa fazer a diferença”, disse a palestrante do evento, Drª Karina.

A abertura do seminário foi realizada nesta manhã, na Associação dos Delegados de Polícia de MS, e contou com a presença dos representantes das forças de segurança do MS e do secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, que falou da importância do evento e de algumas das ações que a Secretaria tem realizado, visando a qualidade de vida dos profissionais da segurança pública.

O secretário mencionou que foram feitos estudos, na faixa de fronteira, para levantamento de dados quanto a qualidade de vida no trabalho do servidor público, averiguando todos os aspectos e variáveis que podem intervir no bom desempenho laboral, além de assegurar um plano de ação que possa minimizar os riscos capazes de comprometer a saúde mental dos servidores.

Também foi adquirida uma carreta que ofertará atendimento gratuito aos profissionais da segurança pública em quatro especialidades, sendo elas: Psicológico, Odontológico, Audiométrico e Oftalmológico, com investimento de R$ 3 milhões de reais. “Tudo isso foi pensado, desenhado e construído especialmente para os nossos servidores” disse o secretário Videira.

Palestrante

Karina Okajima Fukumitsu é palestrante, escritora, pós-doutora e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, ela possui um mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (MIsPP), demonstrando sua dedicação à aprendizagem contínua e à busca da excelência em sua área.

Como consultora em Saúde Existencial, Dra. Karina tem se destacado na prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio e promoção da saúde existencial. Ela é também uma das coordenadoras da Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, bem como da Pós-Graduação em Saúde Existencial, ambas pela renomada Faculdade Phorte.

Tenente Albuquerque, Comunicação Sejusp

Foto: Divulgação Sejusp

FonteGoverno MS